Breaking News

Ufopa dá acesso a curso escolhido por candidato sem eliminar CFI

Reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, em entrevista coletiva sobre o 
Processo Seletivo 2014. (Foto: João Machado/G1)
Edital do Processo Seletivo 2014 será publicado na tarde desta quinta, 23. Número de vagas diminuiu, em relação aos anos anteriores.

Os estudantes que ingressarem na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Processo Seletivo 2014, já terão acesso ao curso escolhido, antes de iniciarem os estudos no Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). A informação foi repassada pela reitora da universidade, Raimunda Monteiro, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (23).

A novidade se deu por causa da eliminação dos Processos Seletivos internos, decidido após descontentamentos dos estudantes com esse modelo acadêmico. “Estamos garantindo que, no ingresso do aluno na Ufopa, ele já tenha garantido o curso que ele escolheu. Não estaremos eliminando a possibilidade de o aluno trocar de curso”, informou a reitora.

Ela ressalta, porém, que o fato de o aluno já ter a definição do curso no qual vai ingressar não elimina a obrigatoriedade de estudar o CFI durante um semestre. “Temos cinco institutos e o CFI. Ainda em 2014, todos farão a formação básica oferecida pelo CFI. A diferença é que ele já sabe que ele vai para Direito, Agronomia, Economia. Ele cursa um semestre o CFI e, em seguida, vai para os institutos. Não mudamos nada na estrutura curricular, na estrutura das formações do atual modelo acadêmico”, destacou.

Segundo o pro reitor de ensino da Ufopa, Carlos Machado, estão garantidas 50% das vagas para cotistas, de acordo com a Lei. Serão usadas para a seleção dos candidatos as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e 2013.

Vagas e cursos

Este ano, são ofertadas 950 vagas, sendo 885 no Processo Seletivo Regular e 65 vagas no Processo Seletivo Indígena, representando uma diminuição no número de vagas ofertadas pela universidade em relação a anos anteriores. “Durante 2013, já houve uma avaliação indicando uma tendência de diminuir em torno de 150 vagas ofertadas. Temos cerca de 300 alunos oriundos dos últimos quatro anos que ainda não conseguiram ingressar nos cursos desejados. Vamos oferecer um número um pouco menor, mas estaremos trabalhando com 1.300 alunos em situação ainda de ingressantes”, informou a reitora. Devem ser disponibilizadas 140 vagas para mobilidade interna.

De acordo com a reitoria, com as novas vagas, o número de alunos passará de 2.366, em 2013, para 3.316, em 2014. A universidade passará a contar este ano com 155 vagas para o turno noturno, 485 vagas para o turno integral, 110 vagas para o turno matutino e 135 vagas para o turno vespertino.

A relação com os cursos ofertados será publicada na página eletrônica da universidade na tarde desta quinta. “São 17 cursos que vão proporcionar uma entrada imediata na universidade, mas temos realmente 28 cursos”, informou Carlos Machado.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º até dia 23 de fevereiro, gratuitamente, e somente pela internet.

PS indígena

Para os candidatos indígenas, os quais disputam 65 vagas, o Processo Seletivo está em andamento, faltando apenas a segunda etapa, que consiste numa entrevista a ser realizada entre os dias 3 e 7 de fevereiro.

Para estes candidatos, estarão disponíveis 10% das vagas de cada curso da universidade.
Os indígenas dos polos da Ufopa em Santarém, Oriximiná e Itaituba fizeram a prova de redação no último dia 12 de janeiro. O resultado final preliminar está previsto para ser divulgado no dia 20 de fevereiro.


Fonte: Santarém, UFOPA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço