Breaking News

Em Santarém, choveu em um dia 29% do previsto para o mês de janeiro

Na imagem registrada às 5 h de quarta-feira (29) é
possível ver sistema intenso se aproximar do
município (Foto: Divulgação/DSA-CPTEC-Inpe)
Previsão apontava precipitação pluviométrica de 193,9 mm. Na quarta-feira, 29, volume de chuva registrado foi de 56,9 mm.

A previsão de precipitação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) apontava que no mês de janeiro o volume de chuva em Santarém, oeste do Pará, seria de 193,9 mm. No entanto, somente na quarta-feira (29), o índice de chuva registrado foi de 56,9 mm, 29,3% do total previsto.

E o volume de chuva previsto para os próximos três meses, fevereiro, março e abril, é bem maior. Segundo levantamento realizado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), a precipitação pluviométrica esperada é de 900 mm de chuva, o que está dentro do comportamento médio da climatologia da região.

A meteorologista e consultora ambiental Gláucia Gomes explicou que, apesar de as evidências indicarem alteração no padrão de chuva na Amazônia, principalmente pelo uso e ocupação da terra, ainda não é possível identificar e traçar o perfil dessa mudança.

“Precisa-se de um monitoramento constante através de uma rede de estações meteorológicas de superfície, e esta rede precisa ser bem ampla, o que atualmente ainda é precário principalmente na região Norte. Mas apesar das evidências de mudanças nos padrões de chuva, podemos dizer que, analisando os totais pluviométricos mensais e anuais, não há mudanças significativas até presente momento”.

Forte chuva

A chuva que desabou em Santarém, oeste do Pará, na quarta-feira (29), causou diversos transtornos à população. Uma área do programa federal 'Minha Casa, Minha Vida' ficou inundada. Em outros pontos, casas foram invadidas pela água da chuva, muros caíram e ruas ficaram intrafegáveis.


Fonte: santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço