Breaking News

Programa Pará Crescer impulsionará compras em todo o Estado

Identificar novas oportunidades de mercado e estimular o fortalecimento da economia local são os pilares do programa Pará Crescer, lançado hoje (31) em Santarém, no oeste do Estado. A iniciativa é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PA), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Mineração (SEICOM) e da Secretaria de Estado de Administração (SEAD). Santarém será o primeiro município a receber oficialmente o programa de compras, que visa incentivar as prefeituras a comprarem produtos e serviços dentro do próprio município, impulsionando assim a economia da região.

Inicialmente, o apoio será dado às prefeituras de 20 municípios no Pará, mas a meta é atingir também cidades próximas a essas. “A definição de quais serão os próximos municípios a fazerem parte do Pará Crescer ainda está em negociação e o avanço do programa em 2014 dependerá do envolvimento do poder público municipal e do apoio da classe empresarial. Acreditamos que o ambiente é favorável e, por isso, pretendemos estabelecer estes municípios interessados como pólos multiplicadores, abrangendo uma média de outros cinco no entorno”, explica Airton Lisboa Fernandes, diretor de Desenvolvimento do Comércio e de Serviços da SEICOM.

“A aposta na capacitação em busca da excelência nas relações de compra e venda, somada ao intercâmbio de tecnologia e bons resultados, impactará positivamente na renda local, contribuindo com a oferta de novos empregos e a agregação de valor aos produtos genuinamente paraenses”, acrescenta o diretor. As ações do programa começaram este mês em Belém, com a capacitação da primeira turma de gestores públicos no “Curso do Comprador”. Em fevereiro, serão iniciadas três novas turmas. Além disso, empresas de economia mista também receberão treinamento em compras.

Desafio - Apesar das capacitações envolverem os compradores, oferecendo orientações sobre como fazer investimentos estratégicos e vantajosos na própria localidade, e também os vendedores, com noções sobre legislação e oferta de melhores produtos, as micro e pequenas empresas demandam atenção diferenciada, diante das dificuldades que ainda enfrentam para estarem 100% aptas a prestarem serviços para a administração pública.

Neste cenário, além de oportunizar o fortalecimento dos municípios, assegurar vantagens para os pequenos negócios e micro empreendimentos ainda é um desafio. “O apoio do governo do Estado no desenvolvimento de políticas públicas efetivas e na implantação deste programa de compras, trabalhando de forma integrada conosco, é de grande relevância. Queremos nivelar e fortalecer o relacionamento entre comprador e vendedor local, facilitando os processos e conferindo dinamismo ao mercado paraense como um todo”, finaliza Solano Lisboa, gestor do Programa de Compras Governamentais do SEBRAE-PA.

Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço