Breaking News

Após audiência pública, estratégias são pensadas para desafogar trânsito

Avenida Barão do Rio Branco apresenta congestionamento
 em alguns momentos (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
SMT vai apresentar soluções e cronograma de execução em 12 de março. Ações imediatas serão realizadas em até 30 dias.

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (29), a Secretaria Municpal de Mobilidade e Trânsito (SMT) apresentou estudos técnicos referentes aos principais problemas do trânsito de Santarém, oeste do Pará. Em cima disso, começaram a ser pensadas estratégias a curto e médio prazos para descongestionar o fluxo de veículos e reduzir o número de acidentes. A iniciativa da audiência partiu do Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA).

“É fato que em Santarém o aumento do quantitativo de veículo, incluindo as motocicletas, há necessidade de se reordenar. E para que houvesse uma discussão mais objetiva, foi solicitado ao pelotão de trânsito da Polícia Militar que nos enviasse quais seriam essas vias para se iniciar a discussão. E a Polícia Militar, pelo pelotão de trânsito, apontou as referidas vias, tendo por parâmetro as estatísticas”, explica a promotora de justiça Maria Raimunda Tavares.

O  principal ponto de discussão foi o reordenamento do trânsito de quatro avenidas. Barão do Rio Branco, Sérgio Henn, Tapajós e Tropical aparecem como as mais problemáticas. A SMT deve elaborar um estudo mais aprofundado para verificar qual a melhor maneira de efetuar as alterações necessárias. As soluções, junto com o cronograma de execução, devem ser apresentadas no dia 12 de março, quando será realizada a próxima audiência pública.

“Não temos dúvida nenhuma de que são vias que tem causado bastante desconforto para a gestão pública, porque são vias que foram mal elaboradas. Não houve um pensamento para o futuro, como é o caso da Sérgio Henn, da Tapajós, e são vias que ligam o centro aos bairros mais afastados. Então é muito importante essa discussão”, esclarece a secretária municipal de Mobilidade e Trânsito, Heloísa Almeida.

Medidas imediatas

Heloísa Almeida já adiantou algumas medidas de execução imediata. Na Barão do Rio Branco será permitido estacionar em apenas um lado. A Sérgio Henn, também. E no cruzamento com Avenida Moaçara deverá ser instalado um semáforo de quatro tempos. A Tropical também deve receber semáforos.

Fonte: santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço