Breaking News

Professores ameaçam paralisar atividades em Santarém

De acordo com a coordenadora do Sintepp o governo
ainda não efetivou o pagamento acordado com a
categoria. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Segundo Sintepp, governo não cumpriu com acordo. Estudante entende necessidade da paralisação, mas se sente prejudicada.

Os professores da rede estadual de ensino, em Santarém, oeste do Pará, ameaçam paralisar atividades no início do ano letivo, devido não cumprimento dos acordos feitos pelo governo com a categoria.

Durante as negociações entre Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) e governo do Estado, em 2013, ficou acertado o pagamento do novo piso salarial da categoria, em torno de R$1.600 e a melhoria nas estruturas das escolas também foi reivindicada pelos professores.

De acordo com a coordenadora do Sintepp em Santarém, Isabel Marinho, o governo ainda não efetivou o pagamento acordado com a categoria. “Tínhamos acordado com o governo que a partir de janeiro ele estaria nos pagando a primeira parcela do retroativo do piso ainda de 2011.

Vimos que os contracheques já estão disponíveis na internet e essa parcela não veio, assim como o novo piso salarial de 2014 que teríamos um reajuste de 19% e com as manobras do governo federal, nós acabamos ficando com apenas 8,23% e também não está vindo nesse contracheque de janeiro”.

Ainda segundo a coordenadora, sobre as melhorias nas escolas, os serviços de reforma estão deixando a desejar. “Algumas escolas mesmo iniciando o serviço reforma ou estão paralisados ou estão sendo feitos de uma maneira que não está a contento da categoria da comunidade escolar, porque o governo não está cumprindo com o pagamento das empresas e as empresas estão deixando de efetivar o serviço”, ressaltou.

A estudante, Bruna Neves, de 15 anos, afirma que entende a necessidade da greve, mas se sente prejudicada. “[A aula] começa muito tarde e tem gente que quer sair do colégio para um colégio particular e não consegue. A gente fica muito desorientado, muito confuso. É muito ruim com a greve, mas eu entendo que a greve é pelo pagamento deles, pela estrutura do colégio”.

A coordenação do Sintepp deve reunir no fim de semana para decidir o que será feito com relação às negociações. “Nós vamos reunir a nossa coordenação no final de semana e vamos tirar um posicionamento em relação a isso e dependendo das negociações com o governo, que nós ainda esperamos que ele tenha bom senso e cumpra com aquilo que ele acordou, porque você percebe nas redes sociais  o grande descontentamento da categoria com tudo que esta acontecendo”, informou a coordenadora.

Fonte: santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço