Breaking News

Informativos da Prefeitura Municipal de Santarém - Pará


Coordenadores de Defesa Civil participam de reunião

A reunião será na sede da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), a partir das 8h30, desta quarta-feira (29). A finalidade é discutir com os coordenadores de Defesa Civil dos Municípios da região Oeste do Pará assuntos relacionados a Conferência Intermunicipal, que será realizada no mês de fevereiro. O evento é coordenado pela 4ª REDEC.

SEMMA e IDEFLOR planejam programação para Festa Anual das Árvores

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (IDEFLOR) planejam a programação da Festa Anual das Árvores, comemorada no dia 21 de março, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores.

De acordo com a gestora ambiental da SEMMA, Sabrina Lima, a novidade deste ano é a unificação do evento. “Estamos articulando com o IDEFLOR e a ideia é unificar o evento com a realização de um simpósio que tratará a temática de arborização e paisagismo do Município e o Dia Mundial da Água, que é comemorado dia 22 de março. Devido a proximidade das datas, o evento deverá ser feito em um único dia”, disse.

A programação prevê parceria com empresas e instituições como UFOPA, IESPES, FIT, ULBRA, SEBRAE, EMATER, Gazin e outros. Além de plantio de mudas em Área de Preservação Permanente (APP); Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão, Saubal e Juá e o plantio na área urbana da cidade, bem como a realização de Simpósio com apresentação de Grupo de Trabalho e lançamento do Projeto de Recuperação de Áreas Degradas (PRAD).

Todas as instituições, entidades e empresas que tenham interesse em colaborar com a organização e execução do projeto podem participar da reunião, no dia 05 de fevereiro, que será realizada no gabinete da SEMMA, localizada na Avenida Presidente Vargas, 4210, Caranazal.


Comissão realiza primeira reunião para elaboração do PCCR da Saúde

A Comissão Municipal de Elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da Área da Saúde  realizou a primeira reunião nesta terça feira (28) na sede da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE). O objetivo é fazer um levantamento da realidade do serviço de saúde no Município e apresentar uma proposta para ao Executivo e posteriormente encaminhar para aprovação da Câmara de Vereadores. A próxima reunião da Comissão ficou agendada para o dia 25 de fevereiro.

Constituída por meio de Decreto municipal a Comissão é formada por três órgãos do Governo (SEMDE, SEMSA, SEMAD) e três entidades representantes dos trabalhadores da saúde (SINTESP, SINDSAÚDE Municipal, SENPA).

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., neste primeiro encontro foram pautadas a metodologia de trabalho da Comissão, um calendário de atividades, criação de três subcomissões – Jurídica, Administrativa-Financeira e Institucional – para debater assuntos que não podem ficar de fora do PCCR. Foram definidas, também, questões relativas ao Regimento Interno.

Membros participantes da reunião: Mauro Fabrício Reis Pedroso (SEMSA), Ana Rita Lopes de Macêdo e Lorena Thaís Rego Nogueira (SEMAD), Valdir Matias Azevedo Marques Júnior e José de Lima Pereira (SEMDE), Olney Vasconcelos da Costa e Sandro dos Santos Pacheco (SINTESP), Manoel Evaldo Ferreira da Silva (SINDSAÚDE Municipal), e Marcela Pinheiro Brasil (SENPA).

Posse dos membros da Comissão Municipal de Emprego

Nesta quarta-feira (29/01), às 10h, no auditório da Estação Cidadania, acontece a cerimônia de posse dos membros da Comissão Municipal de Emprego.


Moradores dos bairros Uruará e Santana apresentam demandas ao Governo Municipal

Nesta terça-feira (28/01), a equipe de Governo da Prefeitura de Santarém reuniu com lideranças dos bairros Uruará e Santana, da grande área da Prainha. As representações dos bairros expuseram demandas em diversas áreas, principalmente, infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. As demandas comporão a agenda de trabalho do Executivo. Estiveram presentes o prefeito Alexandre Von, a vice-prefeita Maria José Maia, as secretárias Zuíla Wanghon (Trabalho e Assistência Social), Marilza Serique (adjunta de Educação), Heloísa Almeida (Mobilidade e Trânsito), Irene Belo (Turismo), Saúde (Valdenira Cunha), Rosemary Fonseca (Diretora do Instituto de Desenvolvimento Social), Silvânia Melo (diretora do Procon), os secretários Edilson Pimentel (Infraestrutura), Erasmo Maia (Juventude, Esporte e Lazer), Podalyro Neto (Meio Ambiente), Edvaldo Bernardo (coordenador do CIR/Tapajós), Hugo Aquino (coordenador de Saneamento Básico), além dos vereadores: Silvio Amorim, Luiz Alberto da Cruz, Maurício Corrêa e Júnior Tapajós.

O prefeito Alexandre Von explicou que as reuniões servem para pontuar cada um dos projetos e os investimentos em execução, além das prioridades e necessidades apresentadas, encaminhando as soluções por parte do Governo. O gestor santareno lembrou que tanto no bairro do Uruará quanto no bairro de Santana há a necessidade de implantar Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI’s). No bairro de Santana, o prefeito destacou que é preciso melhorar os serviços prestados, incluindo a coleta de lixo, e a comercialização dos produtos no Mercado de Peixe do bairro.

No bairro do Uruará, Alexandre Von citou a Unidade de Saúde que está em construção e reiterou que se faz necessária a implantação de uma UMEI. Os moradores também reivindicaram equipamentos de esporte e lazer.

“No Uruará estamos executando uma obra importante do PAC I, que está paralisada em função de investigações do Tribunal de Contas da União. Eu espero que o mais cedo possível ela esteja liberada para que seja concluída”, pondera o prefeito.


Governo reúne com Agentes Comunitários de Saúde do Município

Nesta segunda-feira (27/01), no auditório da Casa de Cultura, o Governo Municipal reuniu com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) das regiões de rios, planalto e área urbana. De acordo com a Secretaria de Saúde esta é uma reunião pactuada desde o ano passado, entre Prefeitura e ACS’S, para discutir aspectos relativos a incentivos, melhoria salarial e demais reivindicações da categoria.

A respeito do suporte para o trabalho de campo, a secretária de Saúde, Valdenira Cunha, explicou que os profissionais receberam o fardamento e os equipamentos para o exercício da função, durante o segundo semestre de 2013. “No primeiro semestre deste ano eles receberão mais duas camisas para completar o fardamento”, informou.

O prefeito Alexandre Von reiterou a importância de reuniões com as categorias dos trabalhadores. “Reuni com a categoria dos ACS’s, assim como farei com as demais categorias, no sentido da gente discutir formas e debater as reivindicações e de que maneira o Município tem condições de atendê-las. Os ACS’s e as outras categorias da Saúde são essenciais na prestação de serviços públicos que se traduzam em menos doenças e mais qualidade de vida à população”, disse Alexandre Von.

 O gestor santareno lembrou que depois de oito anos, a Prefeitura dobrou o incentivo dos ACS’s de R$ 70,00 para 140,00, no ano passsado, primeiro ano da atual gestão.

“Considero um valor simples, mas que nós vamos melhorar ainda esse ano. Vamos aguardar a Portaria do Ministério da Saúde com novos valores dos incentivos para 2014, para que a gente volte a sentar com a categoria”, explica.

 Na ocasião, o prefeito também falou sobre a constituição da Comissão Municipal, bipartite e paritária, formada por três representantes do Governo e três representantes dos trabalhadores da Saúde, que vai elaborar, discutir e debater a elaboração do PCCR do setor. Na última sexta-feira, o prefeito, através de Decreto, constituiu a Comissão.

 Alexandre Von também recebeu uma comissão do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Núcleo de Santarém) e recebeu as reivindicações da categoria. Uma reunião com a categoria foi agendada para o dia 07 de fevereiro.

Governo constitui Comissão Municipal para elaboração do PCCR da Área da Saúde

O prefeito Alexandre Von assinou Decreto Nº 010/2014, de 24/01/2014 que constitui a Comissão Municipal de Elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da Área da Saúde. A Comissão, de natureza bipartite e paritária, reúne a representação governamental e representantes das entidades dos trabalhadores da área da saúde, no âmbito do Município, com a finalidade de apresentar proposta ao Poder Executivo para ser submetida à aprovação do Poder Legislativo. A primeira reunião desta Comissão acontece nesta terça-feira (28/01). 

A Comissão elaborará o seu Regimento Interno, que será aprovado pela maioria absoluta de seus membros e publicado no quadro de avisos do Município. Pelas atividades exercidas na Comissão, os seus membros, titulares e suplentes, não receberão qualquer tipo de remuneração.

Esta será a primeira vez que o Governo Municipal e os trabalhadores da área da saúde discutirão o PCCR do setor. 

A Comissão é composta por: 

I-REPRESENTANTES DO GOVERNO 

Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Valdenira dos Santos Menezes da Cunha

Suplente: Mauro Fabrício Reis Pedroso 

Secretaria Municipal de Administração

Titular: Ana Rita Lopes de Macêdo

Suplente: Lorena Thaís Rego Nogueira 

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Titular: Valdir Matias Azevedo Marques Júnior

Suplente: José de Lima Pereira 

II-REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES 

Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará – SINTESP

Titular: Olney Vasconcelos da Costa

Suplente: Sandro dos Santos Pacheco 

Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará – SINDSAÚDE Municipal

Titular: Manoel Evaldo Ferreira da Silva

Suplente: Eliana Maciel da Silva Cavalcante 

Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará – SEMPA

Titular: Marcela Pinheiro Brasil

Suplente: Clarice Lacerda da Costa

Faça o Download:



Regiões do Tapajós e Arapiuns serão as próximas beneficiadas com entrega de ambulanchas

As regiões do Tapajós e Arapiuns serão beneficiadas com a entrega de mais duas ambulanchas. No último sábado (25/01), a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou o equipamento que dará suporte na prestação de serviços em saúde em toda a região do Lago Grande e, também, agilizará o transporte de pacientes que precisarem de atendimento na área urbana de Santarém. A ambulancha do Lago Grande está baseada na Vila de Curuai.

O investimento total para aquisição das três ambulanchas, com recursos do Tesouro Municipal, foi de quase R$ 397.000,00 (exatos R$ 396.099,00). Cada uma saiu ao valor de mais de R$ 130.000,00 (exatos 132.033,00).

Equipe de Governo reúne-se com lideranças dos bairros Uruará e Santana

Nesta terça-feira (28/01), as lideranças comunitárias dos bairros Uruará e Santana apresentarão à equipe de Governo da Prefeitura de Santarém as principais demandas para a formulação da agenda de trabalho do Executivo Municipal para as duas áreas. Estarão presentes o prefeito Alexandre Von, a vice-prefeita Maria José Maia, secretários e coordenadores.

A reunião será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodega, no bairro Uruará, às 08h.

Informativos dos dias 25, 27 e 28 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço