Breaking News

Habilitar o Java no navegador


Tira-dúvidas de Tecnologia desta semana responde a dúvidas sobre como habilitar o Java no navegador, migração para o Windows 8.1 e resolução de problemas de compatibilidade. Mande suas perguntas na área de comentários do blog.
Habilitar o Java no navegador

Ao tentar abrir determinadas páginas da web que necessitam da execução do Java, aparece a seguinte mensagem no meu notebook: “aplicação bloqueada por definições de segurança. Suas definições de segurança impediram a execução de uma aplicação que não é segura”.
Minha versão do programa está atualizada. O que você sugere para que o problema seja solucionado?

Herbert

Olá, Herbert! Essa mensagem é exibida no navegador quando o Java não está habilitado. Já tem algum tempo que os próprios navegadores desabilitam automaticamente a execução de programas desenvolvidos em Java. Inclusive essa prática tem sido considerada uma medida altamente recomendada para minimizar riscos de segurança. A solução é habilitar no seu navegador a execução do Java, porém recomendo que você faça isso apenas quando for requerida a execução do Java. Mas vale salientar que a mensagem de alerta é genérica, e que não é porque a execução do complemento está sendo requerida que realmente seja por conta de uma aplicação que não seja segura. O ideal é avaliar se realmente é necessário habilitar o Java conforme a situação.

Nesse link (aqui )você encontra um passo a passo sobre como habilitar o Java nos principais navegadores.

Lentidão no Windows 8.1

Tenho um PC muito potente, máquina fera pra jogos, embora eu não use para isso. Tenho Windows 8 original, com ele já tive que formatar duas vezes devido a problema na inicialização. Deu tela azul, assim que atualizei para o 8.1 funcionou uns 3 meses e tive que formatar devido ao mesmo problema, e agora de novo.

Tenho antivírus pago da Bitdefender, uso Spybot, Ccleaner e NitroPC. Tudo atualizado e toda semana faço limpeza. Não entro em sites suspeitos, enfim, sei cuidar do PC. Eu pergunto: onde eu estou errando? É falta de sorte ou existe algum programa na minha máquina que está conflitando e dando pau nos arquivos do Windows? O Windows Update está dando pau no sistema?

Lauro RM

Olá, Lauro! A necessidade de formatação para resolver problemas de instabilidade do Windows deve ser considerada como a última opção, pois antes de simplesmente reinstalar o sistema é preciso identificar o que está causando a instabilidade. É muito comum a instabilidade do Windows ser ocasionada devido à execução de algum programa que não seja suportado completamente pelo sistema operacional. A instalação e desinstalação de programas também é uma outra possível causa. O ideal é que você sempre que for instalar algum programa, crie um ponto de restauração. Também é recomendável que seja criado um ponto de restauração antes de desinstalar qualquer programa. Procedendo dessa forma, você sempre poderá contar com o recurso de restauração do Windows, sem que para isso seja preciso instalar completamente o sistema no seu PC. Também é recomendável você verificar se todos os drivers foram instalados corretamente e estão atualizados. Para que eu possa lhe ajudar, preciso que você poste na área de comentários mais detalhes sobre os programas que você usa, configuração de hardware e procedimentos adotados.

Dúvidas sobre a migração para o Windows 8.1

Tenho um NP300E4C da Samsung cheio de problemas. Ele travava o tempo todo, às vezes só de mover o cursor. Acabei descobrindo que ao usá-lo conectado à tomada, o problema melhorava. Fiquei totalmente frustrada com a compra. O aparelho já foi para a assistência, mas não tenho tempo de ficar levando toda hora. Afinal…desisti. Quando finalmente estava conseguindo usar meu PC, e até me afeiçoando a ele, ele começou a pedir a atualização. Resolvi procurar o que a galera estava falando do Windows 8.1. E gente, também não suporto o Windows 8. Pensei que o novo poderia vir melhorando os déficits do antigo, mas pelos comentários de vocês percebo que não. Li a matéria e já estava me empolgando. Ainda bem que li os comentários. Obrigada!

Ingrid

Olá, Ingrid!

De acordo com o problema que você descreveu, o ideal é que o problema de travamento do cursos do mouse seja resolvido pela assistência técnica, pois parece estar relacionado ao hardware. Porém, travamentos são indicadores de perda de desempenho ou instabilidade do sistema. A origem do mal funcionamento do Windows pode estar relacionada à execução de programas que não sejam suportados completamente pelo sistema operacional. Talvez seja por essa razão que quando o seu notebook recebe algum tipo de manutenção, ou mesmo tenha o sistema reinstalado, ele fique funcionando normalmente. A atualização para o Windows 8.1 pode ou não apresentar problemas de compatibilidade. Embora existam muitos relatos de problemas, cada equipamento possui as suas particularidades, pois também existem muitos relatos de usuários satisfeitos com a nova versão do Windows. Nessa coluna (aqui) é apresentado um programa que pesquisa e instala dos drivers apropriados para o Windows, é uma excelente alternativa para a resolução de boa parte dos problemas identificados após a migração.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço