Breaking News

Corregedoria vai investigar PMs que atiraram em jovem no Jaderlândia

Comandante do 3º BPM em Santarém,
tenente coronel Carlos Risuenho.
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Comandante do 3º BPM informou que policiais envolvidos serão afastados. Jovem foi morto no início da tarde de segunda-feira (27), no Jaderlândia.

A corregedoria da Polícia Militar (PM) vai investigar os quatro policiais que participaram da abordagem que terminou com um jovem atingido com uma bala de borracha, no início da tarde de segunda-feira (27), no bairro Jaderlândia. Rodrigo da Silva Rocha de 20 anos foi atingido com um tiro no peito e morreu no local.

A presidente da Comissão da Corregedoria da PM em Santarém, Major Cintia Raquel Cardoso, informou que o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Carlos Risuenho já repassou o caso para apuração. “O tenente coronel Risuenho nos informou que foi feita a perícia no local, com a polícia, e estamos aguardando a documentação para dar início à investigação. Ainda não temos conhecimento de quem são os militares, mas vamos abrir um inquérito para apurar esse caso”, explicou.

O tenente coronel informou que além da abertura do inquérito, os policiais devem ser afastados. “Nós vamos afastar a guarnição e eles serão acompanhados por um psicólogo e por um assistente espiritual”, completou.

Rodrigo da Silva Rocha, de 20 anos, foi atingido
no peito. (Foto: Luana Leão/G1)
De acordo com o capitão do grupo Tático Operacional (GTO), Wilton Chaves, o jovem foi atingido porque ameaçava um morador. “O cidadão que polícia estava em perseguição já tinha feito alguns delitos no bairro, e ao tentar se esconder numa residência, o morador informou que o cidadão estava lá, nesse momento que ele informou que o cidadão perseguido estava em sua residência, ele [jovem] tentou pegar o morador como refém, com uma faca, nesse momento a guarnição da Polícia Militar já estava lá fazendo a busca do cidadão, e o policial ao avistar o cidadão infrator que estava no interior da casa, efetuou um disparo com munição de elastômero [bala de borracha], foi disparada com uma espingarda calibre 12 e veio a causar o óbito do cidadão”.

Arma não letal

O comandante do 3º BPM explicou que o inquérito também deve apurar se foi mesmo o tiro com a bala de borracha que fez o jovem morrer. “Dentro da investigação vamos procurar saber por que causou o óbito do Rodrigo”.

A bala de borracha é usada geralmente para conter tumulto violentos e manifestações. Os casos mais recentes em Santarém foram na manifestação de trabalhadores das obras do projeto Minha Casa Minha Vida, em dezembro de 2012, onde a polícia teve que usar spray de pimenta e bala de borracha. Algumas pessoas foram atingidas.

A munição é de uso restrito da Policia Militar e só pode atingir membros e tronco. A de calibre 12 utilizada para conter o jovem, a distância permitida para fazer o disparo é de 20 metros.

Fonte: santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço