Breaking News

Inundação em obra do governo federal é ‘falta de planejamento’, diz geólogo

Casas do 'Minha Casa Minha Vida' ficaram à beira de
 um rio de lama em Santarém (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Seminfra disse que obra está sendo planejada para resolver problema ‘Rio de lama’ se formou na área após forte chuva de quarta-feira (30).

A falta de planejamento da infraestrutura fez com que o terreno onde está sendo construído o residencial ‘Minha Casa, Minha Vida’, do governo federal, em Santarém, oeste do Pará, inundasse após a chuva que caiu sobre o município na quarta-feira (29). A análise foi feita pelo geólogo Frederico Gradella, na manhã desta quinta-feira (30).

“A ordem do planejamento da infraestrutura do bairro não foi feita no momento certo. Como não teve a preparação da infraestrutura e da coleta das águas pluviais, as águas se concentraram em um único ponto levando toda a areia, todo o material sedimentado da parte mais alta para a parte mais baixa, tampando a tubulação que tinha sido feita provisoriamente, entupindo e causando toda aquela cena que nós vimos, do represamento da água na Fernando Guilhon, e feita uma inundação aqui”, explicou.

Geólogo afirma que alagamento pode ocorrer
novamente. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
O terreno onde estão sendo construídas 3.081 casas virou um ‘rio de lama’ após a chuva de quarta-feira. A Avenida Fernando Guilhon, que passa em frente ao residencial, ficou inundada, dificultando o trânsito na via e materiais foram levados pela enxurrada em direção ao Lago do Juá. Como o residencial ainda não foi entregue pelo governo, não havia ninguém morando nas casas.

Para Gradella, a situação foi um alerta para a fragilidade das obras. Segundo ele, a situação poderia ser pior se houvesse pessoas morando nas casas, por isso, o especialista destaca a importância de um planejamento urgente para que os transtornos não ocorram novamente. 

“Quando há saturação do solo e existe água, não é infiltrado, o que acontece? A cena vai se repetir porque se não for feito asfalto e coleta devidamente como deve ser feito, com planejamento e infraestrutura na parte de engenharia vai se repetir na época de grandes chuvas. É uma questão que tem que ser feita urgente para que quando tiver população morando aqui não aconteça, porque deu para gente ver as águas chegando à altura das janelas nas casas”.

Máquinas da Seminfra realizaram a desobstrução no terreno nesta 
manhã de quinta-feira (30). (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Em contato com o G1 na quarta-feira, o coordenador da Secretaria Municipal de Habitação, Dilson Quaresma informou que está sendo realizada no local uma rede de escoamento de água. Em nota enviada nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), informou que o empreendimento já estava em andamento quando o governo atual assumiu e destacou que a construção continua sob o monitoramento constante da Secretaria por meio das Coordenadorias de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU) e Saneamento Básico (CSAN). A nota enfatiza que a drenagem do residencial está sendo planejada, e que o problema será resolvido.

Máquinas da Seminfra estiveram no residencial na manhã desta quinta-feira realizando a desobstrução da tubulação de drenagem que passa por baixo da Avenida Fernando Guilhon.


Fonte: santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço