Breaking News

Ciclista quer percorrer um milhão de quilômetros e faz escala no Pará

Vinicius da Silva, amapaense de 28 anos, já percorreu 90 mil quilômetros. em duas rodas. Ele já percorreu o Brasil e vários países da América Latina.

O aventureiro agora segue para o Acre. De lá, ele deve seguir para
 os Estados Unidos. (Foto: Weldon Luciano - GloboEsporte.com)
Vinicius da Silva, amapaense de 28 anos, já percorreu 90 mil quilômetros em duas rodas. Ao todo foram mais de 4 mil municípios percorridos em todos os estados brasileiros, além de passar por cidades da Argentina, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Paraguai, Chile e México. Vindo da Patagônia em uma viagem que durou 11 meses, o aventureiro tem como próximo destino o Acre. No trajeto, ele fez uma escala em Santarém.

A motivação para viver esta aventura, surgiu quando Vinicius tinha apenas 13 anos. Na época ele perdeu os pais em um naufrágio e a superação da tragédia veio com o ciclismo. O objetivo do aventureiro é percorrer um milhão de quilômetros

Quando eu aprendi a andar de bicicleta, eu disse que iria até o fim do mundo e estou cumprindo.

Sem patrocínio, ele vive de doações que recebe nos lugares por onde passa.  Vinicius também ressalta as dificuldades encontradas na pratica da cicloaventura. Segundo o atleta, existem cidades que não estão nos mapas oficiais e o fato de estar sozinho o deixa vulnerável a roubos.

- O que não me faz desistir é o incentivo das pessoas que acreditam no esporte. O cicloaventureio não é valorizado no Brasil. Muitos me chamam de louco, mas fico feliz quando ouço isso, porque sou louco pelo esporte que estou praticando.

Em meio a tantos lugares visitados, no percurso, surgem sempre situações inusitadas ou de perigo. Vinicius conta que ao passar pela Rodovia Transamazônica, deparou-se com uma fera que rondou sua barraca durante a noite.

Vinicius da Silva é ciclo aventureiro e já percorreu mais de 90 mil
 quilometros. (Foto: Weldon Luciano - GloboEsporte.com)
- No inicio, pela sombra, eu pensei que fosse um cachorro. Aos pouco fui percebendo que era uma onça parda.  Ela se deitou ao lado da minha barraca. Tive bastante medo dela atacar. Não abri a barraca e acabei pegando no sono. Quando acordei vi apenas o rastro dela. Depois pude perceber que estava apenas em busca de abrigo e ali ela se sentiu protegida para passar a noite. Durante as viagens, o bicho que mais me preocupa é o homem.

O cicloaventureiro agora está em busca de apoio para seguir viagem. Ele terá que ir de barco até Manaus por conta do fechamento da rodovia na cidade de Humaitá, no Amazonas. 
Vinícius deve descansar  e planejar a próxima viagem internacional, que já tem destino certo – os Estados Unidos.

-Não me arrependo de nada. Enquanto eu tiver vida, eu vou continuar rodando e quero chegar há um milhão de quilômetros percorridos- conclui Vinicius.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço