Breaking News

"Sou hacker do bem", diz engenheiro que descobriu falha no Facebook

Silva tem 27 anos e trabalha como consultor de
 segurança digital. (Foto: Paula Alvares/G1)
Reginaldo Silva é formado no ITA e mora em São José dos Campos (SP). Gratificação será usada para pagar as contas do começo de ano.

O engenheiro que ficou conhecido por ganhar uma recompensa do Facebook após descobrir uma falha no sistema da rede social mora em São José dos Campos (SP) há nove anos, desde 2004. Reginaldo da Silva, de 27 anos, vai receber R$ 79 mil da rede social porque reportou um bug que poderia permitir o acesso a dados de usuários.

Natural de Uberaba (MG), Reginaldo veio para São José dos Campos estudar engenharia da computação no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), uma das melhores instituições do país. Formado há quatro anos, ele atua como autônomo e trabalha como consultor de segurança digital para empresas e sites. "Eu sou um hacker que age para o bem, esse é o meu trabalho", diz.

Ele trabalha dentro do próprio apartamento onde mora, na região central da cidade, diz que tem o hábito de trabalhar no horário comercial, mas que às vezes fica até de madrugada procurando falhas em sistemas de grandes empresas.

“Em 2012 eu havia descoberto uma falha em outro sistema e decidi procurar a mesma falha no site do Facebook e encontrei. Então, entrei em contato com eles pela própria página deles na internet e a partir daí começamos a trocar e-mails”, disse.

Silva diz que vai usar a gratificação paga pelo Facebook para quitar as contas de começo de ano e investir. "É uma forma de ganhar dinheiro. Esses sites geralmente tem uma tabela de valores pagos a quem identificar essas falhas".

Reginaldo Silva mora em São José dos Campos 
desde 2004 (Foto: Paula Alvares/G1)
Antes do Facebook, Silva diz que identificou brechas no Google, Yahoo, Microsoft e Drupol, um dos principais gerenciadores de conteúdo na internet. Com a descoberta na falha do sistema de Facebook, Reginaldo diz que recebeu diversas propostas de emprego, mas ainda não sabe se irá aceitar alguma delas.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço