Breaking News

Informativos da Prefeitura Municipal de Santarém - PA



Prefeitura entrega obra de ampliação do microssistema de abastecimento de água da comunidade do Cedro.

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), inaugurou nesta sexta-feira (24/01) o microssistema de abastecimento de água da comunidade do Cedro recuperado e ampliado. A obra, executada com recursos próprios no valor de R$ 151.870,22, atenderá a 145 famílias (120 na comunidade do Cedro e 25 na comunidade de Amparo). Depois de microssistemas entregues nas comunidades de Santa Cruz, Santa Rosa e Cedro, aa próxima semana será a vez da comunidade de Cipoal II.

 A estrutura é composta por um elevado de concreto pré-moldado com 8 m de altura, poço tubular com 120 m de profundidade e 570 m de rede, além de reservatório com capacidade  para 20 mil litros.

 Os comunitários comemoram a entrega do novo equipamento. Segundo o vice-presidente do Cedro, Raimundo Moura, há bastante tempo as famílias tinham problemas com carências no setor de abastecimento de água, pois o antigo microssistema, inaugurado há mais de dez anos, já não supria a demanda.

 “Nós acreditamos que agora os produtores rurais terão mais apoio, principalmente quem tem sua horta e aqueles que são produtores de galinha caipira”, explica.

 O prefeito Alexandre Von reiterou o papel do Governo Municipal em oferecer condições dignas aos homens e mulheres do campo. Segundo ele, o investimento em abastecimento de água é de fundamental importância. Além dos microssistemas, o prefeito destacou os serviços de reconstrução de ramais e vicinais.

 “Estas obras também são fundamentais para integração das comunidades e para o abastecimento da cidade. Fizemos obras na região do Lago Grande, Santarém- Cuiabá, Santarém-Curua-Una e Ituqui. Não vencemos todos os compromissos, mas estamos realizando, enquanto está sendo possível, serviços de infraestrutura rural”, pondera Alexandre Von.

 O prefeito Alexandre Von confirmou que o Município ainda vai beneficiar mais comunidades com água de qualidade. Von confirmou que no mês de fevereiro mais quatro comunidades serão beneficiadas: Perema, Poço das Antas, Santarém-Miri e Pinhaúna.

 Além do prefeito Alexandre Von participaram da solenidade a vice-prefeita Maria José Maia, o deputado federal Lira Maia, a presidente da comunidade do Cedro, Conceição Pereira, o vice-presidente, Raimundo Moura, os secretários, Rosivaldo Colares e João Clóvis Lisboa (titular e adjunto da SEMAP), Valdir Matias Jr. (Planejamento e Desenvolvimento), Erasmo Maia (Juventude, Esporte e Lazer), Nato Aguiar (Cultura), o secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, a secretária de Turismo, Irene Belo, os coordenadores Hugo Aquino (Saneamento Básico), Otávio Macêdo (Incentivo à Produção Familiar) e Edivaldo Bernardo (CIR-Tapajós), o chefe de Gabinete, Jaci Barros, o administrador distrital de Boa Esperança, Adriano Marraschin, o gerente da Base Física de Santa Rosa, Zacarias Oliveira (servidor da SEPAQ) e os vereadores: Henderson Pinto, Gerlande Castro, Ney Santana, Chiquinho da Umes e Luiz Alberto da Cruz.


SEMTUR inicia atualização do Inventário Turístico

A Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) iniciou, através de sua equipe técnica, na vila de Alter do Chão, a atualização do Inventário Turístico 2014. Ontem, quinta-feira (23), os técnicos da SEMTUR percorreram os meios de hospedagem da vila e iniciaram a atualização. Os próximos passos são os meios de alimentação, transporte e demais serviços.

Inventário Turístico

O Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil - encontra-se orientado por nove módulos operacionais. O Módulo 6 (Sistema de Informações Turísticas) prevê a gestão de informações criadas e coletadas no âmbito do Programa, além de dados gerados a partir da inventariação da oferta turística.

A proposta é reunir todas as informações em um único banco de dados e difundi-las por meio de uma estratégia de comunicação. Assim, o levantamento de informações turísticas e não turísticas, dentro dos processos de planejamento e gestão é fundamental para a elaboração de um pensamento estratégico sobre aquilo que se pretende em relação ao destino trabalhado.

Por tudo isso, o Ministério do Turismo propõe a realização da inventariação da oferta turística como forma de fundamentar o planejamento e a gestão do turismo brasileiro. O Inventário da Oferta Turística pode ser entendido como o resultado do levantamento, da identificação e do registro dos atrativos, dos serviços, dos equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao segmento.

Base de todo o processo de planejamento turístico de uma localidade, o Inventário compila todas as informações sobre o que o local oferece de atrativos, infraestrutura, associações, artesanato, artes, patrimônio histórico, patrimônio ambiental, comércio e outros elementos fundamentais, que determinam a dimensão da oferta turística.

É um instrumento de sensibilização do setor e uma exigência do Ministério do Turismo para os municípios, através da Lei 11.771/08.


Prefeitura entrega ambulancha na região do Lago Grande

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou neste sábado (25/01), na Vila de Curuai, região do Lago Grande, uma ambulancha para ajudar na prestação de serviços de saúde e agilizar o transporte de pacientes, que precisarem de atendimento na área urbana de Santarém. A ambulancha ficará sediada na Vila de Curuai e atenderá toda região do Lago Grande.

Participaram da solenidade a secretária de Saúde Valdenira Cunha, que representou o prefeito Alexandre Von, o secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Conceição Menezes, os vereadores Henderson Pinto, Ney Santana, Gerlande Castro e Júnior Tapajós e lideranças comunitárias do Lago Grande.

Nos próximos dias, a Prefeitura entregará mais duas ambulanchas: uma na região do Tapajós e outra na região do Arapiuns.

Instituto Maestro Wilson Fonseca abrirá 600 novas vagas

A direção do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) abrirá, nesta segunda-feira (27/01), inscrições para novas vagas. Serão 400 vagas divididas entre os cursos de música, dança,  instrumento de sopro e percussão e 200 para o curso de cordas. Essa segunda capacitação é uma parceria com a Fundação Carlos Gomes (FCG) da capital paraense.

 Os interessados devem procurar a secretaria do IMWF, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira.  A faixa etária inicial é de sete anos. Na inscrição do candidato adulto deverá ser apresentado o RG. Já no cadastramento do menor de idade, certidão de nascimento e RG do responsável. As inscrições encerram dia 31/01.

 O IMWF funciona nas dependências da Casa da Cultura, na Avenida na Avenida Borges Leal, 1558, no bairro  Santa Clara.

Inauguração do Microssistema de Abastecimento de Água da comunidade do Cedro

Nesta sexta-feira (24/01), às 18h, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), inaugura a obra de ampliação do Microssistema de Abastecimento de Água da Comunidade de Cedro, localizado no Km 30, da Rodovia Santarém-Cuiabá (BR 163).

 A obra, executada com recursos próprios no valor de R$ 151.870,22, atenderá a 145 famílias (120 no Cedro e 25 na comunidade de Amparo). A estrutura é composta por um elevado de concreto pré-moldado com 8 m de altura, poço tubular com 120 m de profundidade e 570 m de rede, além de reservatório com capacidade  para 20 mil litros.

Prefeitura iniciará recapeamento asfáltico da Avenida Muiraquitã

Nesta sexta-feira (24/01), às 16h, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), inicia o trabalho de recapeamento asfáltico da Avenida Muiraquitã, no trecho entre as Avenidas Curua-Una e Sérgio Henn. O prefeito Alexandre Von e o secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, estarão presentes acompanhando o início do serviço.


Encerramento do Curso de Formação para novos gestores da Rede Pública Municipal de Ensino

O prefeito Alexandre Von participou na manhã desta sexta-feira (24/01) do encerramento do Curso de Formação de Gestores da Educação Pública Municipal. O curso iniciou na segunda-feira (20/01) e reúne diretores e vice-diretores da área urbana, regiões de Rios e Planalto, que venceram as eleições ocorridas no dia 27/12/2013 e cujo processo eleitoral faz parte do fortalecimento da gestão democrática nas Escolas Municipais. Participam, também, da formação os coordenadores de Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI’s). Na ocasião, o prefeito Alexandre Von e a vice-prefeita, Maria José Maia, entregaram certificados à diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosilda Wanghon, da comunidade de Perema, região de Planalto, e ao diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, da comunidade de Paysandu, região do Lago Grande. O certificado é a condição para a posse dos novos gestores.

 Ao longo da semana, os gestores participaram de capacitação e palestras na área de Gestão de Recursos Humanos e aprimoramento na gestão dos Programas Federais, Estaduais e Municipais, que são desenvolvidos dentro das escolas, a exemplo do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programas de Alimentação e Transporte Escolar. 

No próximo dia 04/02, às 09h, na Casa de Cultura, o prefeito Alexandre Von empossará os gestores eleitos.








.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço