Breaking News

Programa quer unir órgãos para reduzir criminalidade no oeste do Pará


Santarém é o 12º município do Pará a aderir ao programa. Segundo superintendente da PC, em 2013 índice de assaltos aumentou.

O Programa de Redução da Criminalidade que visa trabalhar os indicativos dos crimes de latrocínio, homicídio doloso e roubo, além do crescimento do tráfico de drogas, deve ser implantado nos municípios da região, oeste do Pará. Santarém é o 12º município do Pará a compor a região integrada de segurança pública.

De acordo com o superintende regional de Polícia Civil do Baixo Amazonas, Gilberto Aguiar, todos os órgãos de segurança serão envolvidos. “Os principais são Polícia Civil e Militar, mas abrange também CPC [Centro Perícias Científicas], Bombeiros. O programa funciona de acordo com a necessidade de cada município. Vai facilitar o trabalho conjunto das polícias. O objetivo é traçar metas e estratégias para o ano de 2014. É um plano a longo prazo. Teremos dificuldade para implementar na região nesse início tendo em vista o numero reduzido de policias, mas acreditamos que até julho, agosto, essa problema será solucionada com a entrada de novos policiais”, explicou.


A superintendência reuniu na quarta-feira (29) com 13 delegados de Policia Civil que atuam nos municípios da região. O objetivo do encontro foi discutir as estatística de criminalidade nos anos de 2012 e 2013 na região e implementar o programa. Cada delegado vai traçar metas para realizar ações no combate à criminalidade nos municípios onde atuam. O objetivo é reduzir o homicídio em 10% e o latrocínio e roubo em 5% em 2014, em comparação ao ano passado.

Roubos aumentam

Em 2012, um levantamento feito na região, apontou que os casos de homicídio estavam diretamente relacionados ao consumo de álcool e drogas, por isso, o superintende destacou que o trabalho será voltado para o combate ao tráfico de drogas, uma vez que esse crime gera outros crimes. “Aqui na região oeste do Pará tivemos um aumento com relação ao crime de roubo. 2013 em Santarém foi um ano difícil, mas o mais importante foram os índices de resolutividade desses crimes. Os crimes de assalto ocorridos aqui em Santarém, de maior repercussão foram todos solucionados. Com relação a homicídio, que é outro crime de referência, nós mantivemos o índice, inclusive até diminuímos no âmbito da superintendência”, ressaltou o superintendente.

Uma empresa especializada foi contratada para elaborar os indicadores e os órgãos já repassaram os dados regionais. Segundo o superintendente, uma reunião foi agendada para o mês fevereiro em Belém para discutir os ajustes para implantação do programa.


Fonte: santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço