Breaking News

Educação

14 de Outubro de 2014

A queda inédita no número de alunos formados no ensino superior em 2013 acentuou o deficit de profissionais que o país enfrenta nas áreas de saúde e educação.

Cursos como enfermagem, farmácia e odontologia entregaram 13,4% menos diplomas em 2013 em comparação com 2012. Em cursos de formação de professores, verificou-se uma baixa de 10%.

Em ambas as áreas, a redução de estudantes que concluíram o ensino superior foi maior do que a média de 5,65% de todos os cursos.

Em 2012, foram entregues 1,05 milhão de diplomas; no ano passado, 991 mil, de acordo com o censo apresentado pelo Ministério da Educação em setembro.

Foi a primeira vez que caiu o número de formandos desde 2002, quando teve início a série histórica.

O MEC (Ministério da Educação) afirma que a queda se deve a ações de fiscalização em faculdades, entre outros motivos.

Especialistas apontam como fatores de desestímulo para a formação em saúde e educação baixos salários e estrutura e gestão precárias, principalmente em cidades do interior do país.

MENOS PROFESSORES

O MEC (Ministério da Educação) informa o número de concluintes por áreas, e não por cursos, seguindo o padrão da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

A área de saúde e bem-estar abrange graduação em medicina, enfermagem, farmácia e odontologia, entre outras. No ano passado, voltou ao patamar de 2009 com cerca de 140 mil diplomas. Em 2012, a área havia computado 162 mil graduados.

Segundo o pesquisador Ronaldo Mota, secretário de ensino superior do MEC entre 2007 e 2008, estudantes de medicina não costumam deixar o curso, mas o processo é mais frequente em graduações como enfermagem, fonoaudiologia e fisioterapia.

A área de educação já tinha apresentado redução de 6,37% no número de graduados de 2011 para 2012. Em 2013, houve nova queda, desta vez de 10% –de 223 mil diplomas para 201 mil.

"É preocupante. O Brasil não tem nenhuma possibilidade de desenvolvimento sem um número de profissionais com curso superior muito acima do que tem hoje. É um país não competitivo internacionalmente", diz Mota, atual reitor da universidade particular Estácio de Sá.

GARGALO

O principal gargalo para a expansão da educação superior está na baixa qualidade do ensino médio, concordam especialistas.

Menos concorrida, a área de educação é a porta de entrada "mais fácil" para estudantes com histórico escolar "frágil" e restrições socioeconômicas, afirma Mozart Neves Ramos, integrante do Conselho Nacional de Educação.

"Apesar do brilho nos olhos, os meninos chegam com muitas deficiências", diz.

Os cursos de licenciatura são, em geral, noturnos, permitindo o trabalho durante o dia. Para Neves, ao enfrentarem dificuldades curriculares já nos primeiros anos de faculdade, os alunos desistem.

PRIVADAS

Com 77% dos alunos formados, a rede privada liderou a baixa de diplomas, com queda de 6,3% em relação a 2012. As instituições públicas tiveram redução de 3,48%.

No ensino à distância, que formou cerca de 15% dos alunos no ensino superior, ocorreu o oposto. Enquanto a rede pública entregou 34,5% menos diplomas no ano passado, a privada manteve-se praticamente estável.




Fonte: Folha de São Paulo







06 de Outubro de 2014

JOVEM CIENTISTA
Segurança alimentar é o tema da 28ª edição do prêmio; inscrições até 19 de dezembro

Estudantes do ensino médio e da educação superior, mestres e doutores têm, este ano, o desafio de pesquisar sobre segurança alimentar e nutricional e concorrer a prêmios em dinheiro e bolsas de estudos na 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista. As inscrições podem ser feitas até 19 de dezembro.

Produção sustentável, conservação, abastecimento, soluções para a desnutrição e a obesidade e organismos geneticamente modificados são possibilidades de abordagem, conforme o regulamento. Instituído em 1981, o Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para orientar os estudantes, o regulamento do prêmio definiu 11 linhas de pesquisa para as categorias mestre, doutor e estudante da educação superior. Para o ensino médio, são cinco subtemas. Pelo regulamento, as pesquisas devem ter aplicação prática na solução de problemas concretos de uma localidade ou região, ou do país.

Para efeito de premiação, cada categoria terá três trabalhos reconhecidos. Na de mestre e doutor, com direito também a bolsas de estudos, o primeiro colocado receberá R$ 35 mil; o segundo, R$ 25 mil; o terceiro, R$ 18 mil. Na de estudante da educação superior, além da oferta bolsas do programa Ciência sem Fronteiras, o primeiro colocado receberá R$ 18 mil; o segundo, R$ 15 mil; o terceiro, R$ 12 mil. Para o ensino médio, os três primeiros colocados receberão computadores portáteis MacBook Pro, de 13 polegadas, e bolsas de iniciação científica. Professores orientadores de estudos e pesquisas e escolas também serão reconhecidos com prêmios especiais.

As linhas de pesquisa e os procedimentos para a inscrição estão descritos na página do Prêmio Jovem Cientista na internet.

Fonte: Mec

____________________

02 de Outubro de 2014

III Jornada Acadêmica da Ufopa abre inscrições para oficinas e minicursos


Estão abertas até o dia 12 de outubro as inscrições em oficinas, minicursos e seminários da III Jornada Acadêmica da Ufopa, que ocorrerá no período de 15 a 17 de outubro, nos campus Tapajós, Rondon, Amazônia e auditório do IESPES, em Santarém, Oeste do Pará.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página da jornada (http://www.ufopa.edu.br/jornadaacademica). No ato da inscrição, é preciso estar atento aos horários das atividades, já que todos os minicursos ocorrerão no mesmo horário. Também há a opção de inscrição na modalidade ouvinte, voltada aos participantes que não apresentarão trabalhos nos seminários.

Atividade Complementar – A III Jornada Acadêmica da UFOPA é um evento de divulgação científica da Universidade. É também uma atividade complementar, aberta a toda a comunidade acadêmica da região. Por meio de seminários, a Jornada Acadêmica da UFOPA abre espaço para a exposição de pesquisas e trabalhos nos níveis de graduação e pós-graduação, e também no ensino, na pesquisa e na extensão universitária.

De acordo com a comissão organizadora, cerca de 150 trabalhos foram submetidos a esta edição, evidência de que a Jornada Acadêmica da UFOPA se consolida como um momento importante de comunicação, socialização e reflexão do conhecimento produzido na região.

Serviço – A III Jornada Acadêmica da UFOPA ocorre de 15 a 17 de outubro, nos câmpus Tapajós, Rondon, Amazônia e auditório do IESPES, em Santarém, Oeste do Pará. Para inscrições e mais informações, acesse a página http://www.ufopa.edu.br/jornadaacademica.

Fonte: Ascom/Ufopa

________________________

01 de Outubro de 2014


Enem terá 15 mil candidatos idosos

Não são apenas os jovens que estão buscando a educação no Brasil. Os idosos, que comemoram hoje (1º) o seu dia, estão procurando, cada vez mais, desde o ensino básico até o  ensino superior. Alguns realizam o sonho de fazer a segunda graduação em uma área que sempre lhes despertou interesse, outros alcançam a meta de aprender a ler e escrever.

O Dia do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas e, posteriormente, escolhido para a criação do Estatuto do Idoso, que comemora 11 anos.

Neste ano, 15,5 mil idosos fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número de inscritos com 60 anos ou mais cresce anualmente. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano passado esses inscritos somaram 10,9 mil. Em 2009, foram 4,7 mil idosos.

O Enem é a porta de entrada para instituições de ensino superior e técnico, além do financiamento estudantil e intercâmbio acadêmico. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No total, foram 8,7 milhões de inscritos.

“O aumento de idosos está sendo identificado em várias instituições de ensino superior. São pessoas aposentadas, que por vezes já têm diploma de ensino superior e buscam outros cursos. Procuram uma mudança de carreira ou a realização de um sonho”, diz o superintendente-geral de Educação a Distância do Centro Universitário Iesb, em Brasília, Francisco Botelho.


Saiba Mais:
Idosos não se identificam mais como pessoas frágeis

Ele lembra também os estudantes que buscam o ensino superior particular, sem bolsas. Segundo Botelho, muitos procuram os cursos a distância pela comodidade. O engenheiro agrônomo aposentado Tarcisio Siqueira é um desses estudantes. Ele tem 75 anos, 41 dedicados à agronomia. Depois de aposentado, para “exercitar o cérebro”, decidiu estudar engenharia civil a distância.

“O nível de entendimento daquilo que é repassado, de compreensão e assimilação, é diferente”, compara a segunda com a primeira graduação, concluída quando tinha pouco menos de 30 anos. “Tenho assimilado com mais facilidade por causa da experiência que acumulei. Tenho também mais tranquilidade com o conteúdo que é colocado”, diz.

Luiz Pereira de Souza, 84 anos, sapateiro aposentado, realiza o sonho de aprender a ler. E garante: “Estou me dando muito bem”. Luiz entrou neste ano em um grupo de alfabetização de adultos no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep), no Distrito Federal. Quando as aulas começaram, já sabia ler “alguma coisa e escrevia o nome”. Agora, ele, que é evangélico, consegue ler a Bíblia. 

“Estudar é muito bom, a gente aprende muita coisa, a ler, escrever, contar. A professora é gentil, tem muita paciência comigo”, diz o estudante.

“Na minha opinião, esses alunos procuram outro modo de vida, outro conjunto de pessoas, uma vida em que tenham representatividade. Quando chegam,  necessitam de carinho, atenção. Não é mais para entrar no mercado de trabalho, mas para se comunicar. É um sonho de aprender”, explica a  coordenadora de curso do Programa DF Alfabetizado, Eva Lopes. “A alfabetização muda a vida. Tive uma aluna que aprendeu a ler comigo, com mais de 80 anos. Ela me disse que começou a se deslocar mais quando aprendeu a ler a palavra Paranoá e sabia que ônibus devia pegar”, conta a alfabetizadora.


Os idosos são hoje no país 26,3 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que em 2060 chegue a 34%, segundo previsão do próprio IBGE.


_________________

30 de Setembro de 2014


Instituto abre inscrições para cursos técnicos integrados



Estudantes dos municípios sul-mato-grossenses de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Campo Grande têm a oportunidade de concorrer a 1.040 vagas em sete tipos de cursos técnicos integrados de nível médio oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). As inscrições, abertas nesta quarta-feira, 24, estendem-se até 20 de outubro próximo.

Para concorrer, o estudante deve ter concluído o ensino fundamental na data da matrícula e apresentar o CPF. No curso técnico integrado, o aluno recebe a formação básica, correspondente ao ensino médio, e a profissional. A duração é de três anos, com carga mínima de três mil horas. No IFMS, a parte de qualificação técnica varia de mil a 1,2 mil horas, conforme determina o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação.

A escolha dos cursos, segundo Liliam Caldeira, professora do instituto e coordenadora do processo seletivo, atende necessidades de um estado jovem, em desenvolvimento e em processo de industrialização. O IFMS, de acordo com Liliam, tem compromisso com a formação integral dos estudantes, já incluída a relação com o mundo do trabalho. A definição dos cursos foi precedida de estudos e análises dos arranjos produtivos dos municípios e áreas adjacentes aos sete campi do instituto.

As vagas são oferecidas nos turnos da manhã e tarde, à exceção do curso técnico em edificações integrado à educação de jovens e adultos, no campus de Aquidauana (40 vagas no turno da noite), e do curso técnico em agropecuária (80 vagas no campus de Nova Andradina, em tempo integral, com possibilidade de o aluno ficar instalado no alojamento do campus).

Do total de vagas, 50% são reservadas a candidatos que cursaram o ensino fundamental em escola pública, a cotas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Provas — As provas, com 20 questões de língua portuguesa, 20 de matemática e dez de conhecimentos gerais, serão aplicadas em 16 de novembro, às 8h15, horário de Mato Grosso do Sul (9h15 no horário de Brasília). O resultado da seleção será publicado em 2 de dezembro. As matrículas devem ser feitas de 18 a 22 de dezembro.

As 1.040 vagas estão distribuídas nos sete campi:

• Aquidauana, 160, nos cursos de técnico em edificações e de técnico em informática.

• Corumbá, 80, nos cursos de técnico em informática e de técnico em metalurgia.

• Coxim, 160, nos cursos de técnico em alimentos e de técnico em informática.

• Nova Andradina, 120, nos cursos de técnico em agropecuária e de técnico em informática.

• Ponta Porã, 240, nos cursos de técnico em agricultura e de técnico em informática.

• Três Lagoas, 160, nos cursos de técnico em eletrotécnica e de técnico em informática.

• Campo Grande, 120, no curso de técnico em informática.

Fonte: Ionice Lorenzoni

_________________________________________________________________________

30 de Setembro de 2014


Governo financiará projetos de pesquisa que contribuam para o avanço tecnológico


INSTITUTOS FEDERAIS

Professores e pesquisadores vinculados a institutos federais de educação, ciência e tecnologia podem se candidatar a financiamento para projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. O prazo para inscrição vai até 23 de outubro.

A iniciativa, que envolve o Ministério da Educação, com a atuação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), integra a política de inovação e educação tecnológica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o fomento da formação de recursos humanos qualificados. As propostas selecionadas terão 24 meses de duração. O investimento global é de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas em 2014, 2015 e 2016.

A Setec e o CNPq vão realizar, em 6 de outubro, das 9h às 10h30, webconferência para divulgar e orientar sobre a formulação de projetos de pesquisa aplicada dos institutos federais para a Chamada Pública nº 17, que seleciona e financia os projetos. A primeira conferência on-line foi realizada na quarta-feira, 24, com mais de 270 computadores conectados. Na ocasião foram explicados os critérios de seleção das propostas.

Para apresentar projeto, o candidato deve ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado, e ser professor, pesquisador, servidor técnico, desde que vinculado a um dos 38 institutos federais presentes em todos os estados e no Distrito Federal. No caso de servidor aposentado, o profissional precisa comprovar na Plataforma Lattes que mantém atividade acadêmico-científica e apresentar declaração da instituição executora do projeto concordando com sua participação.




_________________________________________________________________________

29 de Setembro de 2014

Vila de Curuai ganha quadra poliesportiva coberta, padrão MEC



O espaço atenderá aos alunos da Escola Municipal Frei Gilberto Wood e demais moradores. A comunidade escolar de Vila Curuai, região do Lago Grande, ganhou, no sábado (27), a sua quadra poliesportiva coberta, padrão MEC, a exemplo das escolas César Ramalheiro e Padre Manuel Albuquerque, ambas na área urbana de Santarém. O espaço, com área total de 980,4 m², atenderá aos alunos da Escola Municipal Frei Gilberto Wood e aos demais moradores.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Alexandre Von, a secretária de Educação, Irene Escher, a secretária de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, o secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares, o assessor da SEMED na região de rios, João Magalhães, o coordenador de Comunicação, Osvaldo de Andrade, e o vereador Gerlande Castro, representando a Câmara Municipal.


Fonte: O Impacto e CCOM/PMS

_________________________________________________________________________

26 de Setembro de 2014


Em Itaituba, MPE constata situação precária em escolas municipais e instituições de acolhimento



A Promotoria de Justiça de Itaituba, por meio do promotor João Batista de Araujo Cavaleiro de Macêdo Junior, realizou, no período de 16 a 19 de setembro, ações voltadas à verificação dos problemas apontados em denúncias formalizadas no órgão ministerial, noticiando a situação precária de algumas escolas municipais e das instituições de acolhimento de adultos, crianças e adolescentes.

As vistorias tiveram o apoio das técnicas Maria do Carmo Andion Farias e Diana Barbosa Gomes Braga, lotadas na Câmara Técnica do MPE, e contou com o acompanhamento de agentes da Vigilância Sanitária do município.

Nas escolas, a ação foi voltada para verificar a qualidade da alimentação escolar, quantitativo de corpo docente e infraestrutura das instituições escolares.

Dentre as irregularidades identificadas com a merenda escolar, destacou-se a escassez dos produtos utilizados no preparo da alimentação das crianças, acondicionamento incorreto, alimentos sem procedência e data de validade, cardápio improvisado e a falta de atuação de um profissional da área de nutrição.

Durante as vistorias dos fornecedores da alimentação escolar, o promotor João Batista conta que "houve diligência que culminou com a interdição da indústria de manipulação de alimentos Shyane, por falta de registro no órgão competente e ausência de condições higiênico-sanitárias durante a elaboração dos alimentos, produtos expostos à temperatura ambiente, inclusive a polpa de fruta destinada à merenda escolar".

Quanto à instituição de acolhimento de crianças e adolescente, a higiene estava inadequada, cozinha fora dos padrões da legislação vigente, acondicionamentos inadequados dos alimentos, cardápio improvisados e não elaborados por nutricionistas, sem atentar para as diferentes faixas etárias das crianças e dos adolescentes, além de ter sido constatada uma grande quantidade de fezes de roedores na área externa do abrigo.



Fonte: MPE

_________________________________________________________________________

26 de Setembro de 2014

Candidato do Enem faz simulado e estuda 10 h por dia para ser médico


Matheus Klinsmann, de Mossoró (RN), treina com o Geekie Games. Jovem com nome de ex-jogador alemão quer ser cardiologista.

Matheus Klinsmann de Souza Donato tem 19 anos e segue uma rotina de estudos de mais de dez horas por dia para ter um grande desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será nos dias 8 e 9 de novembro. Matheus Klinsmann precisa de uma boa nota no Enem para poder disputar vagas em cursos de medicinas das universidades federais. Para isso, treina os seus conhecimentos na plataforma Geekie Games, que traz simulados e planos de estudos personalizados com foco nos pontos fracos apresentados nos exercícios.


"Entrei na plataforma e fiquei fazendo as atividades de diagnóstico do meu desempenho", conta o estudante. "Fiz os simulados e já tive uma ótima evolução principalmente na área de ciências da natureza. Está sendo muito legal participar da plataforma. O erro é pontual, consegue identificar seus pontos fracos."

O jovem nascido em Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba, vive com os pais em Mossoró (RN). Apesar dele ter nascido no ano seguinte à conquista do tetracampeonato mundial do Brasil, o pai de Matheus Klinsmann resolveu homenagear jogadores da Alemanha na hora de batizar o filho. Seu nome foi inspirado nos ex-jogadores alemães Lothar Matthaeus e Jürgen Klinsmann.

"Eu até gosto de futebol, mas minha paixão mesmo é a medicina", afirma o estudante. "Quero me especializar em cardiologia e cuidar do coração das pessoas. Também pretendo fazer trabalhos de assistência humanitária para a população carente. Sempre quis ajudar as pessoas."

Veja no vídeo abaixo como funciona o simulado online do Enem

Matheus Klinsmann fez todo o ensino médio em escola pública, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e por isso pode concorrer como cotista no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele quer entrar no curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba ou da Universidade Federal de Campina Grande.

Matheus já fez o Enem três vezes, sendo aprovado no Sisu para os cursos de ciência e tecnologia e filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Ele, no entanto, preferiu seguir estudando para pode fazer medicina. "Estudo de segunda a segunda. Prefiro não ter lazer, e quero pegar bem pesado no domingo", explica. "Eu sou persistente naquilo em que acredito e não vou desistir. Se não estou em uma universidade ainda é por opção."

O jovem lembra que teve o ensino médio prejudica pelas greves nas universidades federais em 2011 e 2012, que afetou as aulas do ensino médio no IFRN. Este ano, ele preferiu se preparar para o Enem desde cedo, estudando em casa. "Já devorei vários livros e tenho focado meus estudos naquilo que tenho mais dificuldades. Nisso o simulado Geekie Games me ajuda muito", diz. "Estou confiante para fazer boas provas no Enem e uma boa redação também."

Mais dois simulados

Quem vai fazer o Enem pode fazer ainda dois simulados Geekie Games até as provas. Na plataforma online, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e provas nas quatro área do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).

Para participar, é necessário fazer um cadastro grátis no próprio site. A primeira atividade sugerida é um teste diagnóstico. O candidato então recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.

O simulado usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem, por isso permite fazer uma estimativa de quanto o candidato tiraria na prova. Assim como o Enem, o simulado é dividido em duas partes, cada uma com duração de quatro horas e meia. A primeira parte traz dois cadernos de perguntas: um deles com perguntas de ciências humanas e perguntas de ciências da natureza, assim como o primeiro dia de provas do Enem.

A segunda parte traz questões de linguagens e questões de matemática. Depois que o estudante começa a responder os cadernos de questões, não é mais possível parar, assim como a prova real. Também não há opção de fazer o mesmo simulado mais de uma vez. O segundo simulado pode ser feito até terça-feira (30). Na quarta (1º), estará disponível o terceiro e último simulado, que poderá ser feito até 9 de novembro, data da última prova do Enem.


Fonte: Enem, Mossoró

_________________________________________________________________________

O que é o Prouni

É o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quem pode se inscrever às bolsas remanescentes

Pode se inscrever às bolsas remanescentes do Prouni 2º/2014 o candidato que atenda a uma das condições a seguir:

- tenha efetuado inscrição, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma no processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2014;

- seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou

- tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, a partir da edição de 2010, que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um dos requisitos abaixo:

- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;

- ser pessoa com deficiência; ou

- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço