Breaking News

Legislativo paraense celebra 105 anos da Assembleia de Deus e entrega comendas

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará, (Alepa), realizou uma Sessão Solene, nesta segunda-feira, (13/06), homenageando os 105 anos de fundação da Igreja Assembleia de Deus em Belém e no Brasil. O aniversário da Igreja acotece, de fato, no próximo dia 18, e será celebrado no Centenário Centro de Convenções, espaço destinado aos grandes eventos promovidos pela denominação religiosa.  A Sessão é uma proposta do deputado evangélico Raimundo Santos, apresentada por meio do Projeto de  Lei 5.675/1991 que, na época, recebeu total apoio do presidente do Parlamento Estadual, deputado Márcio Miranda, sendo aprovado por unanimidade em plenário. Com a aprovação, foi instituído  o “Dia da Assembleia de Deus”.      

Em seu pronunciamento, o deputado Márcio Miranda destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Igreja para a sociedade. “Esta Casa conhece os trabalhos da Igreja Assembleia de Deus por todo o estado e reconhece os seus méritos não só na evangelização, mas no social e na recuperação de jovens viciados em algum tipo de drogas.  Com essas ações, a igreja contribui com a melhoria de vida das pessoas. Com a mão ela salva e com a mão também acolhe com amor”, definiu.

Durante o evento, o plenário Newton Miranda ficou pequeno para recepcionar os pastores, membros e convidados que prestigiaram à homenagem. O Coral Geral do Templo Central cantou hinos evangélicos durante a abertura da Sessão Solene, emocionando os participantes. Para o autor da proposição, deputado Raimundo Santos, a Assembleia de Deus tem todo o apoio do Legislativo Paraense que reconhece as obras da igreja. “Aqui, nesta Casa de Leis, já realizamos oito homenagens à igreja Assembleia de Deus e sempre que propomos algo, recebemos o apoio dos deputados”, destacou. Ele disse ainda que durante os 105 anos Assembleia de Deus, a igreja vem evangelizando e salvando vidas.

O  pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus no Pará, aproveitou para agradecer aos parlamentares às honrarias recebidas pelo Parlamento. “Agradeço - em nome de todos assembleianos - essa homenagem, atitude que faz dessa Casa de Leis ser única, porque aprova projetos que reconhecem a história e os trabalhos desenvolvidos por nossa igreja. Peço a Deus que retribua esse gesto a todos os que fazem parte do Poder Legislativo do Pará”, reconheceu.  Câmara completou informando a programação dos 105 anos e convidou os participantes para prestigiar e acompanhar as celebrações que iniciam-se dia 17, às 19h, com culto de Abertura dos 105 Anos, no Centenário Centro de Convenções, na Avenida Augusto Montenegro. Já no sábado (18), às 9h, haverá reconstituição da chegada dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, na Escadinha do Porto de Belém. à noite a programaçãos erá encerrada com um culto no Centenário.

COMENDAS - Ainda durante a sessão, foram agraciadas 21 pessoas com outorga de títulos do “Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren”, sendo dois in memorian: Celina Martins Albuquerque e Melquisedech Pereira dos Santos.  A honraria leva os nomes dos pioneiros na fundação da denominação religiosa em Belém e tem como objetivo reconhecer pessoas e instituições que desenvolvem importantes trabalhos evangelísticos.        

HISTÓRIA - No início do século XX, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, receberam, em profecia, a ordem de que tinham que pregar o evangelho num lugar chamado Pará. Ao pesquisarem no mapa, descobriram que era um local distante, localizado na Amazônia. Sem dinheiro e sem entenderem o idioma português, saíram de Nova York rumo a capital paraense. Eles desembarcaram, em Belém, no dia 19 de novembro de 1910. Aqui conheceram o casal Henrique e Celina Albuquerque, que cederam sua casa para as reuniões pentecostais.

Hoje, a Assembleia de Deus é considerada a maior e mais importante Igreja Evangélica Pentecostal do Brasil, da América Latina e do mundo. Em Belém, a igreja possui 527 templos e mais de 144 mil membros.  No Pará, a Igreja conta com mais de 700 mil membros. Em todo o Brasil são mais de 22 milhões de fiéis. No mundo, são mais de 50 milhões de adeptos.  

Fonte: Assembléia Legislativa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço