Breaking News

Porto Seguro recebe um dos maiores encontros da comunidade científica

Pesquisadores que descobriram métodos de como reduzir o desperdício de alimentos apresentarão os resultados obtidos
 

Porto Seguro será palco para um dos maiores encontros da comunidade científica brasileira no próximo mês. A 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) terá mais de 100 apresentações distribuídas em conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos. E espera receber cerca de 15 mil participantes, desde cientistas à estudantes.
 
Esse ano, com o tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”, o evento irá abordar as mais variadas vertentes da inovação científica, políticas públicas, os desafios da educação e impactos socioambientais.
 
Um dos destaques da programação será a apresentação dos finalistas da edição deste ano do Prêmio Péter Murányi, que abordou o tema Alimentação, no dia 6 de julho (quarta-feira), das 10h30 às 12h30. Os trabalhos vencedores estavam focados em métodos que tornassem possíveis a redução do desperdício de frutas e hortaliças, tendo em vista que o Brasil produz 40 milhões de toneladas de frutas e 30% acaba sendo descartada.
 
O Ciclo de Conferências Fundação Péter Murányi será iniciado com o vencedor João Roberto Oliveira do Nascimento (USP), seguido pelos dois finalistas João Felipe Mota (UFG) e Marcos David Ferreira (Embrapa Instrumentação).
 
Com resultados que visam proporcionar segurança alimentar e nutricional, os pesquisadores da USP constataram que algumas frutas sofrem alterações fisiológicas desde a colheita até o momento do seu consumo e descobriram quais os hormônios envolvidos nesse processo. Assim como a Embrapa que desenvolveu equipamentos para auxiliar, também desde a colheita até o consumidor, e obtiveram resultado na redução do desperdício de frutas e hortaliças.
 
Já os cientistas da UFG demonstraram que um mix de probióticos associado à intervenção dietética melhorou a composição corporal, reduzindo o excesso de gordura abdominal e risco cardiovascular de modo mais eficaz do que a intervenção dietética isolada.
 
A reunião acontecerá entre os dias  3 a 9 de julho, no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro. O evento é gratuito e aberto ao público. Para mais informações, acesse: www.sbpcnet.org.br.
 
Sobre a Fundação
Administrada por Vera e Péter Jr, a Fundação Péter Murányi foi criada em 1999 e desde a primeira edição do Prêmio, em 2002, já investiu cerca de R$ 2,2 milhões em reconhecimento de pesquisadores e seus trabalhos. O Prêmio Péter Murányi concede ao vencedor um valor de R$ 200 mil, um certificado e um troféu.
 
PARA A IMPRENSA:
Fundação Péter Murányi; imprensa@fundacaopetermuranyi.org.br
Assessoria de imprensa: Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação
Jornalista responsável: Jéssica Almassi; jessica.almassi@viveiros.com.br
Assistente de jornalismo: Mayara Lima; mayara@viveiros.com.br
Contato:11 3675-5444

Fonte: André Oliveira

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço