Breaking News

BEĨ Editora relança obra fundamental de economista de Harvard sobre os desafios e as possibilidades das cidades contemporâneas

Chega às livrarias a nova edição de O triunfo da cidade, de Edward Glaeser,  que analisa a importância das zonas urbanas para o desenvolvimento econômico e social das nações.

Um dos maiores especialistas em economia urbana da atualidade, o professor da Universidade Harvard Edward Glaeser tem se dedicado a analisar em profundidade as cidades modernas. O triunfo da cidade é o resultado desse monumental trabalho de pesquisa, e desde seu lançamento tem sido considerado o mais completo e atualizado estudo sobre o assunto.

Publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 2011, o livro está sendo lançado em segunda edição no Brasil. Revisada e atualizada por um prefácio do próprio autor, a obra apresenta um amplo panorama das cidades antigas e contemporâneas, revelando como o contato próximo entre as pessoas nas áreas urbanas desperta as melhores características da espécie humana. Segundo Glaeser, a  mistura de ideias, valores e culturas que ocorre no ambiente urbano não apenas amplia as fronteiras do conhecimento como nos torna mais empáticos, produtivos e criativos.

O livro discute um curioso paradoxo da atualidade: embora permitam conexões à distância, a tecnologia e a globalização não substituem o contato pessoal nem conduzem ao isolamento; ao contrário, colaboram para que as cidades se tornem mais fervilhantes e vitais do que nunca. Glaeser contraria o senso comum muitas outras vezes ao longo do livro, afirmando que a verticalização e o adensamento são benéficos para o meio ambiente, que a preservação indiscriminada prejudica os mais pobres, ou que há bons motivos para que as pessoas troquem o campo pelas cidades.  Todos os seus argumentos apoiam-se em rigorosas análises econômicas.

Transitando de Atenas a Mumbai, do Rio de Janeiro a Londres, O triunfo da cidade é um estudo acadêmico bem argumentado e escrito com objetividade e clareza, indispensável para profissionais e estudantes de economia, urbanismo, arquitetura e ciências sociais, bem como para todos que desejam compreender o mundo contemporâneo, cada vez mais urbano.

A edição da BEĨ conta ainda com uma Apresentação de José Alexandre Scheinkman, que aplica as conclusões de Glaeser ao contexto brasileiro.

Sobre Edward Glaeser
Edward L. Glaeser, PhD pela Universidade de Chicago, é professor de economia na Universidade Harvard e pesquisador das relações entre economia e desenvolvimento urbano, tendo publicado vários estudos sobre o assunto. Foi diretor do Taubman Center for State and Local Government e do Rappaport Institute for Greater Boston, instituições vinculadas a Harvard.  Colabora regularmente com artigos relacionados a economia e urbanismo em publicações especializadas e em jornais e revistas como The New York Times e Wall Street Journal.

O triunfo da cidade
Português • 2ª edição • Junho 2016
Tradução:  Leonardo Abramowicz
368 pp. • 16 cm • 23 cm
ISBN 978-85-7850-136-5
Preço de capa: R$ 64,00

INFORMAÇÕES, SOLICITAÇÕES DE CAPA:
BEI | Ana Paula Guerra | Tel.: (11) 3089-8860 | assessoria@bei.com.br                                                                                                 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço