Breaking News

Hospital Regional de Santarém recebe visita de estudantes dos EUA

Estudantes Norte Americanos visitaram as instalações do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) para conhecer a estrutura da unidade e os serviços oferecidos de alta e média complexidades. A visita faz parte do intercâmbio promovido pela organização não governamental Amizade, com base nos Estados Unidos. Seis alunos e o professor Brent Bailey chegaram a Santarém no dia 17/06 e vão ficar até o dia 29/06, conhecendo a realidade do serviço público de saúde do município. A primeira parada do grupo foi no Hospital Regional de Santarém.

Ayita Verna, de 23 anos, está no segundo ano de Medicina na Universidade de West Virginia, localizada em Morgantown, nos EUA. Ela ficou surpresa com a estrutura do HRBA e diz ser valiosa essa oportunidade de conhecer novas realidades. “Eu não imaginava encontrar um hospital nessa condição. Notei a atenção primária em saúde e sei a distância que é para chegar a um hospital desta qualidade. É importante ter essa experiência daqui para poder aplicar nos EUA”, diz Ayita.

Outro estudante que se admirou com o que viu no Regional de Santarém foi Corey Keenan, de 21 anos, que se prepara para cursar Medicina. “Eu não tinha muitas expectativas e fiquei muito impressionado com estrutura do hospital, a maneira como os pacientes são tratados e a capacidade de tratarem a alta complexidade”, conta.

O oncologista do hospital, Carlos Hummes, acompanhou os acadêmicos e mostrou os diversos serviços oferecidos pela unidade. “A importância dos estudantes americanos e de outros países conhecerem nosso hospital é basicamente para mostrar que se pode fazer medicina de qualidade aqui na Amazônia, que nem tudo é só dificuldade. Mostrar que há uma boa possibilidade de termos profissionais de qualidade e equipamentos que possam levar ao usuário do Sistema Único de Saúde o melhor tratamento possível”, explica Hummes.

O médico conta que “eles ficam muito impressionados com a qualidade e com a estrutura do hospital, que é um hospital de primeiro mundo, com todas as necessidades atendidas. A gente vê muita surpresa da parte deles”, revela Carlos Hummes.

Hospital

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

Fonte: André Oliveira, HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço