Breaking News

Alcoa é reconhecida no 18º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira




A companhia se destacou com um projeto que propôs a eliminação de gargalos com simples ações e que elevou a produção anual de bauxita de 2,6 para 5,3 milhões de toneladas

A Alcoa, líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, venceu a 18ª edição do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, premiação realizada anualmente pela revista Minérios & Minerales.

O projeto vencedor, “Dobrando a capacidade de produção com os mesmos equipamentos”, foi reconhecido na categoria Processos entre mais de 90 propostas inscritas por ter permitido o aumento da produção de bauxita sem que a planta demandasse investimentos em equipamentos. Para executar o plano, inicialmente foram identificados os gargalos de produção da usina e, em seguida, toda a equipe trabalhou para avaliar as possíveis perdas. O resultado foi a ampliação da produção de 2,6 milhões de toneladas de bauxita/ano para 5,3 milhões utilizando a mesma estrutura. O sucesso desta iniciativa foi marcado pela eficiência das equipes de operação, manutenção e engenharia, além do engajamento de todas as áreas de suporte e lideranças da companhia. Entre as atividades desenvolvidas, houve iniciativas como substituição de sistemas de correias, instalação de guias laterais e recuperação de equipamentos em desuso.

Em 2014, a Alcoa foi vencedora em duas categorias, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com projetos voltados para o uso consciente da água para o beneficiamento da bauxita e para a reabilitação de áreas mineradas em Juruti (PA), consolidando a empresa como uma das companhias com melhores práticas de mineração sustentável na Amazônia.


Sobre a Alcoa no Brasil
Líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, a Alcoa inova em soluções multimateriais que fazem nosso mundo avançar. A Alcoa atua no Brasil há 50 anos e, além de operar minas de bauxita e refinarias de alumina, oferece uma ampla variedade de soluções inovadoras aos mercados do Brasil, entre os quais construção civil, transporte comercial, bens de consumo, embalagens, produtos automotivos, aeroespaciais e químicos, petróleo e gás, além de máquinas e equipamentos industriais. Foi escolhida por oito vezes consecutivas como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2015, foi reconhecida pela 14ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visitewww.alcoa.com.br e siga nossos canais de mídia social: www.facebook.com/AlcoaBrasil e www.twitter.com/AlcoaBrasil.  



Fabiana Gomes
Analista de Comunicação | Communication Analyst

Temple Comunicação
Travessa Benjamin Constant, 1416. Nazaré.
66035-060 | Belém-PA
+ 55 91 3205.6514 / 98896.7216

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço