Breaking News

FDA aprova atezolizumabe para tratar câncer de bexiga avançado

Diante da importância do novo medicamento imunoterápico no combate ao câncer, o órgão regulatório dos EUA concedeu autorização acelerada após análise prioritária

O FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador de medicamentos do EUA, concedeu autorização acelerada ao atezolizumabe, comercialmente chamado de Tecentriq®, molécula baseada na Imunoterapia - desenvolvido pela farmacêutica suíça Roche para tratar pacientes com câncer de bexiga avançado ou metastático. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de bexiga causa mais de 3,6 mil¹ mortes por ano e terá mais de 9 mil novos casos da doença em 2016².

Apesar da aprovação permitir a comercialização do medicamento apenas nos EUA, a novidade traz esperança para milhares de brasileiros que sofrem com o problema. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de bexiga causa mais de 3,6 mil¹ mortes por ano e terá mais de 9 mil novos casos da doença em 2016².

O tratamento convencional do câncer de bexiga envolve, dependendo do estágio da doença, a realização de cirurgia, terapia intravesical, quimioterapia convencional e radioterapia, todos com o objetivo de impedir a evolução da doença. Já o atezolizumabe age em junção à proteína PD-L1, que se manifesta nas células tumorais e nos linfócitos infiltradores de tumores, bloqueando sua interação com os receptores PD-1 e B7-1 e ativando os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Atezolizumabe é o primeiro medicamento autorizado pelo FDA em mais de 30 anos para pacientes com câncer urotelial. O programa de autorização acelerada do órgão baseia-se nas necessidades médicas e nos dados iniciais que sugerem benefício clínico. No caso do atezolizumabe, o embasamento foi feito pelo estudo da IMvigor 210, que está em sua segunda fase. A análise mostra que os pacientes tiveram redução de 26% no tamanho dos tumores no período de um ano.

Segundo Lenio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil, acompanhando os avanços da Imunoterapia, a Roche investe no desenvolvimento de novos métodos de tratamento que potencializam a resposta imune contra os tumores. “Ao contrário dos métodos já estabelecidos, em que a terapia é direcionada para atacar o câncer por meio da divisão das células, a Imunoterapia é considerada o futuro do tratamento da doença por estimular a capacidade do sistema imunológico do próprio paciente no combate às células tumorais. A Roche espera que o atezolizumabe possa ampliar o acesso de muitos pacientes a estratégias terapêuticas que proporcionem um benefício clínico significativo”, afirma.

Sobre a Roche
A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. É considerada a maior empresa mundial de biotecnologia, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central.
A Roche também é líder mundial em diagnóstico in vitro e diagnóstico tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. Combinando as forças das divisões farmacêutica e diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certeiro para cada paciente, da melhor forma possível.
Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. 29 medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Há sete anos consecutivos, a Roche é considerada líder em sustentabilidade no grupo de indústrias de produtos Farmacêuticos, Biotecnológicos e Biológicos dos Índices Dow Jones de Sustentabilidade.
Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2015, empregava mais de 91.700 pessoas em todo o mundo. Em 2015, a Roche investiu 9,3 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 48,1 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical do Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.
Todas as marcas comerciais utilizadas ou mencionadas neste release estão protegidas por lei.
Referências
1.     Taxa de mortalidade no Brasil pelo do Instituto Nacional do Câncer (INCA) - www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/bexiga
2.     Incidência do Câncer no Brasil pelo do Instituto Nacional do Câncer (INCA) - http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/tabelaestados.asp?UF=BR

Contatos para a imprensa
In Press Porter Novelli

Giuliana Gregori
Giuliana.gregori@inpresspni.com.br | 11 3323-1651 | 99197-4518
Larissa Ribeiro | Larissa.ribeiro@inpresspni.com.br | 11 4871-1476

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço