Breaking News

Empreendedor social premiado mundialmente, Bruno Aracaty ministra palestra no News Cities Summit, no Canadá

Empreendedor social premiado mundialmente, Bruno Aracaty ministra palestra no News Cities Summit, no Canadá
 
Criador da rede social Colab.re debaterá sobre melhorias urbanas no evento que ocorre no Canadá entre amanhã e quinta-feira desta semana
 
São Paulo, junho de 2016 – Bruno Aracaty, criador do Colab.re, rede social de gestão colaborativa de cidades, ministra palestra na conferência mundial de melhorias urbanas News Cities Summit, que acontece entre amanhã e quinta-feira em Montreal, no Canadá.  Em 2013, a ferramenta foi eleita o Melhor Aplicativo Urbano do Mundo em disputa com projetos de várias partes do mundo durante este evento. Agora, o empreendedor social participa do News Cities Summit como conferencista, falando sobre o impacto da tecnologia na melhoria da gestão de cidades e da saúde pública.
 
Sob os conceitos de empoderamento dos cidadãos e tomada de decisões com base na participação popular, o Colab.re conecta brasileiros ao poder público no que se refere ao aperfeiçoamento de questões urbanas. Por meio da web (www.colab.re) e de aplicativos nas versões Android e iOS, cidadãos podem fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade dos serviços e instituições públicas. O usuário registra a sua demanda na rede social – que pode ser de diversas naturezas, como calçadas esburacadas, iluminação deficiente e estacionamentos irregulares, por exemplo –, por meio de geolocalização, foto e descrição do fato. O órgão responsável, então, acessa um painel de monitoramento a fim de apurar a situação descrita, dando o devido encaminhamento para a solução de cada caso.
 
O Colab.re conta com mais de 150 mil usuários conectados a 100 prefeituras, entre elas Recife, em Pernambuco, Santo André e Campinas, em São Paulo, e Niterói, no Rio de Janeiro. São mais de 55 mil demandas geradas em mais de 2.000 municípios brasileiros. As situações mais comuns são estacionamentos irregulares, buracos em vias, entulhos em calçadas, limpeza pública e lâmpadas apagadas em vias públicas. Em algumas das prefeituras parceiras da ferramenta, o índice de solução das demandas reportadas é superior a 70%.
 
Desde o ano passado, a ferramenta iniciou projeto-piloto de consultas públicas com a participação popular na tomada de decisão dos investimentos das cidades. Depois da experiência em Campinas, o orçamento participativo digital agora está sendo implantado em Santos, ambas cidades paulistas.
 
Em janeiro deste ano, o Colab.re criou a plataforma Sem Dengue (Sin Zika para os demais países da América Latina), permitindo que milhares de pessoas pudessem contribuir com informações para auxiliar os governos a tomar decisões relativas à prevenção de epidemias, além de monitorar os focos do mosquito Aedes aegypti e mapear os sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya. Dezenas de prefeituras estão usando a plataforma para tornar a atuação dos agentes de saúde mais eficiente, melhorando as condições de saúde da população e reduzindo custos de tratamento das doenças.
 
"O evento New Cities Summit foi um grande marco para o Colab.re em 2013, quando fomos eleitos o melhor app de cidades do mundo. Agora, três anos depois, voltamos ao evento com muito mais maturidade, na condição de palestrantes, trazendo experiências pioneiras em nível mundial em diversos segmentos, como o orçamento participativo digital, a gestão da saúde, a relação das cidades com as novas gerações e a criação colaborativa de espaços urbanos”, afirma Aracaty. “Além de ser uma honra enorme ver o Colab.re entre as principais referências globais, participar de discussões e estar entre os líderes e formadores de opinião é um aprendizado muito importante para continuarmos na vanguarda da melhoria das cidades através da participação das pessoas", finaliza.
 
SOBRE COLAB.RE
 
Colab.re é uma rede social que permite aos cidadãos fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade de serviços e instituições públicas. É o canal de relacionamento em tempo real oficial de 100 cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Niterói (RJ), Santos (SP) e Teresina (PI). Em 2015, a ferramenta foi eleita o Negócio de Maior Impacto Social do Mundo e a Startup de Maior Potencial Global pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e um dos melhores aplicativos de governo do mundo pela ONU (Organização das Nações Unidas). O Colab.re tem mais de 150 mil usuários cadastrados em todo o Brasil e está disponível na web (www.colab.re) e em aplicativos Android e iOS.
Informações para a Imprensa

Tels. (11) 3097-9462 / 3031-0670 / 9.8908-8829
Marcelo Affini – affini@casadobomconteudo.com.br

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço