Breaking News

Parlamentares entregam títulos de terras a agricultores de Dom Elizeu

O Presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda e a deputada Cilene Couto, participaram na tarde de sexta-feira (24/06), no município de Dom Elizeu, da cerimônia de entrega dos Títulos de Terras aos agricultores da Colônia do Alto Bonito. A localidade fica a 70 quilômetros da sede do município. Estiveram presentes no evento técnicos da Emater, autoridades políticas de Dom Elizeu e o Secretário de Agricultura do Estado, Hildergado Nunes.

Cerca de 45 famílias foram beneficiadas com o título de terra entregue pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa), por meio do governo do Pará. Os beneficiados estavam na área ocupada há mais de vinte anos e vinham lutando para conseguir a seguridade jurídica. “Foi muito gratificante receber as autoridades políticas aqui. O parlamento do estado representado pela deputada Cilene Couto e pelo presidente Márcio Miranda, mostra que eles também lutaram para que nós conseguíssemos nosso pedaço de terra”, disse o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais do Alto Bonito II, Misael Vieira da Silva.

A deputada Cilene Couto ressaltou a importância da liberação dos títulos de terras aos agricultores. Agora as famílias poderão alcançar recursos financeiros para fortalecer as produções. “Acima de tudo significa uma nova esperança para essas famílias, isso sempre tem que acontecer com quem acredita em políticas públicas”, disse a deputada.

A comitiva de políticos - liderada pelo presidente do parlamento paraense, deputado Márcio Miranda - visitou os locais de beneficiamento da mandioca e mel. Os agricultores da Colônia do Alto Bonito produzem cerca de cinco toneladas de mel de abelhas africanas ao ano, além de frutas como goiaba e melancia, além de grãos como milho, feijão e arroz. “Ele (Márcio Miranda) sempre esteve aqui nos visitando e conhecendo nossas dificuldades. Além de brigar junto ao governo por essas terras, trouxe também uma patrulha mecanizada, uma ambulância (em emenda conjunta com a deputada Cilene Couto) e sempre aprovou leis que beneficiem os agricultores. Estou muito feliz com a regularização dessas terras e vou produzir com mais tranquilidade”, contou, satisfeito, o apicultor Hélio Pereira.

O prefeito de Dom Elizeu e o vice, Joaquim Nogueira e Gesilon Silva, respectivamente, lembraram da valorização que as terras vão ter depois da liberação dos Títulos. “Temos a gratidão em saber que as famílias vão poder trabalhar com mais segurança e poder vender o fruto de seus trabalhos. Agora eles tem que aprender a valorizar a roça”, falaram. No mesmo tom de discurso, o secretário de Agricultura, Hildergado Nunes, lembrou que muitas famílias cairão na tentação de vender suas terras. “Esperamos que isso não aconteça. Acreditamos na esperança que eles tiveram até hoje para conseguir esses títulos”, disse Nunes.

A força política no estado em beneficiar a agricultura familiar foi lembrada pelo presidente da Alepa. O parlamento estadual tem se deslocado a várias regiões do Estado, atingindo diretamente os pequenos, médios e grandes agricultores. “Nós viemos trazer títulos de terras aos pequenos produtores rurais, para que além da posse, eles possam ter direitos a créditos, a financiar máquinas e acesso à tecnologia. Assim como eu e a deputada Cilene, os outros deputados estão percorrendo outras regiões para que possamos, em dias de sessões, discutir as mazelas do Estado. O mais importante é que nós, enquanto parlamentares, possamos cuidar de todas as áreas desde o pequeno ao grande produtor, nunca esquecendo de fortalecer a agricultura familiar, que é o que garante a família no campo”, finalizou o deputado Márcio Miranda.


Fonte: Assembléia Legislativa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço