Breaking News

Parceria leva Intercâmbio de Conhecimento a Juruti

Alcoa, Conservação Internacional e Prefeitura de Juruti debatem experiências sobre meio ambiente, ordenamento territorial e cultura amazônica em programação que inclui lançamento de livro e mostras de filmes. 

Nesta terça-feira (28), Ronaldo Barcelos, autor da coleção “Guerreiros da Amazônia” realiza o lançamento e autografa seus livros como parte da programação do “Intercâmbio de Conhecimento” promovido pela Prefeitura de Juruti, Conservação Internacional e Alcoa no município de Juruti, no oeste paraense. O evento abordará temas como meio ambiente, ordenamento territorial e cultura amazônica por meio de palestras, oficinas de pintura e mostra de filmes. No encontro, o escritor, que é natural do Rio de Janeiro, compartilhará a experiência de escrever sobre a Amazônia, em particular para o público infanto-juvenil. A iniciativa integra as ações do Plano Estratégico de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade de Juruti, financiado pela Alcoa Foundation.

Durante o evento, serão sorteados exemplares da coleção Guerreiros da Amazônia, que retrata a saga de super-heróis que têm a missão de salvar a floresta amazônica. A série estreou, em 2000, inicialmente na plataforma digital, com 21 episódios e dez games. Em 2002, começou a produção literária com uma ampla pesquisa do autor Ronaldo Barcelos, que contou com o apoio de consultores ambientais e educacionais. Todo esse trabalho faz parte do projeto Amazon, que desenvolve ações educacionais e culturais junto a crianças, adolescentes e jovens, com o objetivo de estimular o conhecimento sobre a vida na floresta e sua importância para a sustentabilidade do planeta.

Fábio Abdala, gerente de Sustentabilidade da Alcoa, destaca a relevância da iniciativa. “Atividades como esta, com foco em educação ambiental, são importantes para que as pessoas conheçam o valor da biodiversidade para qualidade de vida do município. Quem conhece, protege e usa de forma responsável os recursos naturais, e esse intercâmbio de conhecimentos integra nossa estratégia de conservação e uso sustentável da biodiversidade de Juruti, um trabalho de parceria que vem sendo apoiado pela Alcoa Foundation”, ressalta.

Junio Vasques, técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Juruti, acredita que o evento contribuirá para que as ações de sustentabilidade do município tenham maior visibilidade. “O Intercâmbio de Conhecimento é bastante importante para Juruti, que é um município de destaque no Estado do Pará sobre vários aspectos, inclusive ambiental. Um evento desses coloca a cidade em evidência, pois muitos municípios brasileiros gostariam de recebê-lo”, declara.

A coordenadora de Projetos da Conservação Internacional, Ellen Acioli, afirma que o encontro em Juruti busca despertar a interação entre diferentes públicos. “O evento será um espaço para que entes públicos e privados troquem informações sobre suas ações no município. A ideia é ampliar os espaços para discussões mais frequentes sobre a diversidade de temas da região amazônica”, diz.

Serviço: “Intercâmbio de Conhecimento”, dia 28 de junho, das 8h às 21h, na Escola Municipal Zelinda de Souza Guimarães (Juruti/PA)


Fabiana GomesAnalista de Comunicação | Communication Analyst

Temple Comunicação
Travessa Benjamin Constant, 1416. Nazaré.
66035-060 | Belém-PA
+ 55 91 3205.6514 / 98896.7216

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço