Breaking News

Santarém está preparada para o Revezamento da Tocha Olímpica


Apresentações dos grupos Kuatá e Cobra Grande encerram a programação no palco da cerimônia de celebração
Está tudo pronto para a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 por Santarém nesta sexta-feira (17). O revezamento terá início às 12 horas, em Alter do Chão, e a pira de celebração será acesa às 19h, na Praça Barão de Santarém (conhecida como Praça São Sebastião), com apresentações dos grupos Kuatá e Cobra Grande, e das danças Festa de Carimbó e Bailado de Carimbó, em seguida.
No Portal do Çairé, em Alter do Chão, a tocha Olímpica andará de barco e conhecerá os botos Tucuxi e Cor de Rosa. Pelas mãos de um catraieiro, a chama Olímpica fará um passeio de barco pelos rios da região, num trajeto até o encontro dos rios Amazonas e Tapajós.  A tocha Olímpica chegará a Santarém de lancha, onde a segunda parte do revezamento terá início, por volta de 15h.
No percurso da chama Olímpica, estão previstas manifestações culturais preparadas pelas escolas da cidade. Haverá ainda apresentação da Filarmônica Professor José Agostinho e da Orquestra Jovem Wilson Fonseca.
Nesta quinta-feira (16), durante o encontro com a imprensa, alguns condutores tiveram o prazer de conhecer a tocha Olímpica. Participaram do evento os condutores Hiel Gesã e Iure Patrício, indicados pela prefeitura. Ney Bendelack, chefe da Divisão de Esporte e Lazer da SEMJEL e coordenador da força-tarefa local também esteve presente.
  • “Amanhã vou me sentir representando todos os atletas que vão disputar os Jogos Rio 2016. Já fui condutor no revezamento dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, em Belém, mas agora levarei a chama Olímpica na minha cidade, ao lado da minha família. Sinto-me ainda mais especial”. Hiel Gesã, atleta da canoagem, começou a competir profissionalmente no final da década de 1980 e acumula dezenas de títulos nacionais na Canoagem Oceânica, títulos em competições estaduais e regionais, como Maratona do Çairé e Desafio de Canoagem Pará-Amazonas.
  • “Participar do revezamento me dá força para prosseguir. Estou fazendo parte de um momento histórico no nosso país”. Iure Patrício, atleta de triatlo, começou no esporte em 2008. Participa de provas nacionais, estaduais e municipais. Em 2010, obteve o 3º lugar nacional em sua categoria e hoje faz parte do grupo de elite de corredores da região Oeste do Pará.
  • “Teremos um grande dia em Santarém, trabalhamos duro para receber este que foi o maior presente para a nossa cidade em 2016”, disse Ney Bendelack, chefe da Divisão de Esporte e Lazer da SEMJEL e coordenador da força-tarefa do Revezamento local.
A TOCHA EM SANTARÉM
Rota: O comboio percorrerá 102 quilômetros em Santarém, sendo 66 quilômetros de revezamento.
Início do revezamento: 12h, em Alter do Chão
99 condutores em Santarém.
Cerimônia de celebração: 19h, na Praça Barão de Santarém (conhecida como Praça São Sebastião), com apresentações dos grupos Kuatá e Cobra Grande
A TOCHA NO BRASIL
- Mais de 300 cidades recebem o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, envolvendo 90% da população brasileira em todos os 26 estados além do Distrito Federal.
- 12.000 condutores, escolhidos por meio de campanhas públicas ou nomeações diretas (do Rio 2016 e dos patrocinadores oficiais - Coca-Cola, Nissan e Bradesco).
. São 95 dias circulando pelo Brasil, desde a saída em 3 de maio, em Brasília. A chegada ao Rio de Janeiro será em 4 de agosto. No dia seguinte, as ruas da cidade olímpica serão palco do Revezamento até a chegada ao Estádio do Maracanã, quando o último condutor acenderá a pira Olímpica na Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
. Serão percorridos 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande. Essa distância é mais da metade de uma volta ao redor da Terra pela linha do Equador (40.075km).
. Alguns lugares icônicos receberão a Tocha, como Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, as Ruínas de São Miguel das Missões, Inhotim, Chapada dos Guimarães, Lençóis Maranhenses, entre outros;
. O objetivo do Revezamento é levar os Jogos Olímpicos Rio 2016 para todo o país. O Revezamento da Tocha no Brasil quer mostrar a essência, o calor e a diversidade dos brasileiros. A ideia é atrair os brasileiros para a rua, mostrar a multiplicidade cultural, natural e popular do povo.
Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
Sobre a Coca-Cola nos Jogos Olímpicos
A Coca-Cola é parceira do Revezamento da Tocha Olímpica desde Barcelona 1992. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 representam a 11ª participação da marca em um Revezamento, incluindo as edições de Verão e de Inverno. Na ocasião, a Coca-Cola foi parceira na implementação do primeiro Programa Internacional de Condutores, quando proporcionou que pessoas de outros países, inclusive o Brasil, pudessem conduzir a chama Olímpica ao lado de condutores do país anfitrião dos Jogos.
Sobre a Nissan no Brasil
A Nissan está no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todo o País. Produzindo em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, a Nissan investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu próprio Complexo Industrial, em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em 15 de abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros – atualmente, o Nissan New March e o Nissan Novo Versa - e 200.000 motores por ano.
A Nissan do Brasil também é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 5.000 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do Time Brasil.
Sobre o Bradesco Esportes
O Bradesco é tradicional apoiador do esporte brasileiro e, consequentemente, se tornou patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, nas categorias serviços financeiros e seguros; do Time Brasil e do Revezamento da Tocha Olímpica. O Banco apoia a realização dos Jogos Rio 2016 desde que a idade maravilhosa se candidatou para sediar a competição, ainda em 2008. O Bradescopatrocina também seis confederações nacionais: judô, basquete, esportes aquáticos, rugby, vela e remo.
Mais informações:
Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
imprensa.tocha@rio2016.com
(21) 2016-4005
Para Sala de imprensa acesse: 
imprensa.rio2016.com

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço