Breaking News

Presidente da Alepa coordena palestras e debates em Conferência Nacional dos Legislativos

O chefe do Poder Legislativo do Pará, deputado Márcio Miranda, conduziu os trabalhos na 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), nesta quinta-feira (02/06), no campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, Sergipe.

Ao dar início aos trabalhos, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda, parabenizou a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) pela amplitude e qualidade dos debates ofertados e alertou os políticos brasileiros sobre suas responsabilidades diante da crise política e econômica presente no país. "Parabenizar a Unale por este grande evento, pela magnitude, pela expressividade da escolha dos temas, dos debatedores. E neste tema de hoje, o que a gente busca muito é isto: o otimismo. Eu sou otimista por natureza, portanto terei muito o que aprender, me motivar e, certamente, toda a plateia também, já que nós estamos vivendo um momento de crise. É claro que já tivemos crises maiores na história do nosso país, certamente teremos outras maiores também, então há que se conviver com esta situação com responsabilidade e a classe política precisa entender isso, que é um momento de não só a população pagar o preço, mas a classe política tem que puxar pra si a responsabilidade e dividir isto entre nós. É claro que, neste momento de otimismo, há muita gente com dor, o desemprego aumentando, empresas fechando, mas cabe a classe política entender que a solução passa por nós e passa por nós de várias formas. Aqueles que entenderem que ao não fazer nada ou dificultar qualquer saída pra este momento, a história vai lhe cobrar, a população vai cobrar o seu preço e aqueles que fizerem a sua parte, a população simplesmente vai enxergar como nada mais fez que sua obrigação. O Brasil precisa neste momento de responsabilidade e otimismo", disse Márcio Miranda.

EDUCAÇÃO - A tarde do evento foi marcada por reflexões e dinâmicas lúdicas do economista Carlos Hilsdorf, com a realização da palestra "Construindo a melhor versão do futuro". Hilsdorf é responsável por uma revolução no mercado de educação corporativa com uma metodologia pioneira que trabalha, simultaneamente, comportamento e negócios e usa elementos lúdicos associados à andragogia no ambiente empresarial. A Andragogia é a arte de orientar adultos a aprender, segundo a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças.

PERSPECTIVAS - A jornalista especializada em Economia Salete Lemos foi a mediadora da mesa redonda "Perspectivas Políticas e Econômicas - Consequências e oportunidades" que levou à CNLE o doutor em economia Gustavo Loyola e o ex-governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Salete considerou o tema da CNLE, deste ano, oportuno para ampliar o debate. “Se é verdade que a palavra crise é sinônimo de oportunidade, nós estamos vivendo um dos momentos mais oportunos para rediscutirmos questões básicas do Estado Brasileiro, da nossa economia e do Pacto Federativo. Então esse evento, essa união política e social, sem dúvida nenhuma estabelece uma luz no fim do túnel. Nós estamos fazendo o que nunca poderíamos ter deixado de fazer: discutir o Brasil", disse a jornalista.

UNALE - A Unale é uma sociedade civil de direito privado, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que constitui-se como entidade representativa da classe dos deputados estaduais e distritais, bem como das Assembleias Legislativas e Câmara Distrital. 

Atualmente, é presidida pelo deputado Sandro Locutor e tem ,como 1° vice- Presidente, a deputada do Pará, Ana Cunha.

A entidade surgiu reunindo parlamentares estaduais e todos os Legislativos do país em torno de objetivos comuns. A preservação dos valores democráticos, o fortalecimento do federalismo, o aprimoramento do Poder Legislativo Estadual são alguns dos princípios que norteiam a Unale.



*Andreza Batalha e PC Carvalho cobrem, como enviados especiais da AID/Alepa, em Aracaju, a 20ª CNLE.


Fonte: Assembléia Legislativa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço