Breaking News

Óbidos receberá atendimento oftalmológico para até 4 mil pessoas na próxima semana

A ação intitulada “Semana da Saúde Visual” é realizada pela ONG Judaica B'nai Shalom Mashiach (BSM Saúde) de São Paulo.

No período de 6 a 10 de junho, das 8h às 18h, na Unidade Básica de Saúde Jofre de Matos Cohen, no bairro de Santa Terezinha, será realizada a  Semana da Saúde Visual em Óbidos. O projeto é uma realização da ONG Judaica B'nai Shalom Mashiach (BSM Saúde) de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde  (SEMSA) e visa realizar atendimentos em consultas e exames oftalmológicos gratuitos a pessoas com idade a partir de 6 anos que tenham suspeita de qualquer problema ligado a visão.

Segundo a coordenadora do projeto, Dra Katiane Melo, o projeto possui três vertentes que são a prevenção, diagnostico e o tratamento de problemas oftalmológicos. “Esse é um projeto que atende a população a partir de 6 anos, portanto qualquer pessoa pode participar. Nós vamos atender com médicos oftalmologistas altamente qualificados um check-up geral da visão. Vamos fazer mapeamento de retina, fundoscopia, tonometria, exames de idade visual e greens refração computadorizada além de retinoscopio e oftalmoscópio”, falou a coordenadora após citar que durante a programação a população poderá ainda receber medicamentos para o glaucoma.

A abertura da ação será às 8h na unidade de Saúde Jofre de Matos Cohen, antes dos atendimentos com os médicos oftalmologistas a população passará por uma triagem e participará de uma palestras sobre a prevenção, formas de tratamento, e como os pais podem identificar um problema oftalmológico em criança. “A partir da segunda-feira os atendimentos já começam. Essa foi uma semana de divulgação maciça da ação, além de treinamento das equipes que irão atuar diretamente no atendimento da população. O local da ação é a Unidade recém inaugurada lá no Santa Terezinha por ser o local que oferece conforto para este projeto e nós estaremos junto com a ONG realizando esse projeto e estamos a disposição da população para esclarecer qualquer duvida”, falou o secretário de Saúde Bruno Ricardo Rocha.

Na tarde desta quinta-feira, 2 de junho, aproximadamente 120 agentes comunitários de saúde participaram do treinamento para recepção da população que irá participar da Semana da Saúde Visual, nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de junho na Unidade Básica de saúde Jofre de Matos Cohen, no bairro de Santa Terezinha. “A chegada da ONG vem ao encontro de uma demanda reprimida que não é apenas de Óbidos, sabemos da carência de médicos oftalmologista e esperamos que a população que realmente necessita procure o atendimento na Unidade Jofre de Matos Cohen e a gente só tem a agradecer a vinda da BSM Saúde”, finalizou o prefeito.

Fonte: PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço