sexta-feira, 3 de junho de 2016

Alepa marca presença em abertura da Conferência Nacional de Legislativos Estaduais


O presidente da Assembleia Legislativa do Pará  (Alepa), deputado Márcio Miranda e outros 20 deputados do Pará, participaram na noite desta quarta-feira  (01/06), da solenidade de abertura oficial do 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Aracaju, Sergipe. 

A CNLE é promovida pela União Nacional de dos Legisladores e Legislativos Estaduais  (UNALE) e este ano traz para o debate o tema "Rediscutindo o Brasil". Cerca de 1.500 participantes entre deputados do Brasil e diversos países, assim como assessores legislativos e diversas autoridades, estão tendo a oportunidade de discutir temas de interesse nacional.

Durante a cerimônia, o público foi presenteado com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Itabaiana, regida pelo maestro Ângelo Rafael, considerada a mais antiga instituição de música do Brasil em funcionamento, inaugurada em 1945.

Para o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, o CNLE proporciona o fortalecimento da instituição e provoca debates de interesse de todo o País. "A Unale congrega parlamentares de um país gigantesco, mas com muitas diferenças. Aqui, cada um de nós parlamentares participa de capacitação, faz uma leitura de um país que precisa ser rediscutido. O Pará - vindo com mais de 20 deputados - é uma resposta muito grande ao trabalho desta instituição", disse Márcio Miranda .

GOVERNANÇA - Antes da solenidade de abertura oficial do evento, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, proferiu uma palestra com o tema"Governança Pública - o desafio do Brasil" e mostrou a experiência do TCU no monitoramento das contas públicas que, nos últimos anos, em parceria com 28 Tribunais de Contas, conseguiu avaliar 380 instituições federais, 893 estaduais e 6.497 municipais.

O Ministro Nardes também destacou a necessidade de debates sobre o Pacto Federativo porque o país apresenta, hoje, uma desoneração de R$ 327,78 bilhões. E apontou um ciclo vicioso no país gerado pelo baixo crescimento, inflação alta, custo elevado da dívida, aumento da despesa pública, queda de investimentos e déficit fiscal, que agravariam a incerteza, os juros altos e consequentemente a diminuição da competitividade do produto nacional. "O desafio é para todos, principalmente, para o controle. Tudo tem a ver com governança, por isso, temos que instrumentalizar o Estado o mais rápido possível para montarmos uma estratégia de futuro do Brasil" disse Nardes.

A vice-Presidente da Unale, a deputada paraense Ana Cunha, entregou ao Ministro do TCU, Augusto Nardes o certificado de participação no CNLE. "Essa tão importante articulação entre os tribunais de contas e assembleias legislativas marca um novo momento em nosso país, marca os 20 anos da Unale, esse amadurecimento da relação positivamente. Para mim, como deputada do estado do Pará, o segundo estado de maior extensão do país, é honroso poder entregar para Vossa Excelência este certificado", comemorou Ana Cunha.



*Andreza Batalha e PC Carvalho cobrem, como enviados especiais da AID/Alepa, em Aracaju, a 20ª CNLE.


Fonte: Assembléia Legislativa
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores