MTE em Santarém reserva atendimento para pescadores da Z-20
Pela manhã, cerca de 250 pescadores foram
atendidos. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Atendimento será exclusivo nesta segunda e terça-feira. Finalidade é resolver problemas nos cadastros dos pescadores.
O setor de emprego e desemprego do Ministério do Trabalho em Santarém, oeste do Pará, reservou a segunda e a terça-feira, respectivamente 20 e 21, para atendimento exclusivo aos pescadores que são associados a Colônia de Pescadores Z-20 que recebem o seguro defeso. A finalidade da alteração é resolver os problemas nos documentos.
Nesta segunda-feira (20), dentro e fora do órgão foram formadas filas extensas. Pela manhã foram atendidos 250 pescadores. Na terça-feira, a expectativa é que mais 300 procurem os serviços.
Segundo a chefe do setor de seguro e desemprego, Grace Leão Cruz, os serviços reservados aos pescadores são: troca de Programa de Integração Social (PIS) e acerto de CPF. “Teve um pessoal que teve o cadastro cancelado. Isso aconteceu porque nosso sistema não cruzava coma receita federal e a Caixa Econômica fez a troca do PIS, o que ocorre normalmente em determinado período, e também devido a situação do CPF. Como é muita gente, não tinha condições de atender horário normal”, explicou.
O diretor de Meio Ambiente da Z-20, José Ednaldo Rocha, contou que dos 5.500 mil pescadores associados à Z-20, mais da metade não pôde receber o benefício por conta dos problemas nos documentos. “A recepção do seguro deste ano foi normal, mas só que quando foram receber o seguro, a Caixa Econômica trocou o número do PIS. Mais de 300 pecadores com PIS trocado e outro o CPF que estava irregular no sistema”, afirmou.
Grace informou que os outros serviços, como a emissão de carteira de trabalho, estão sendo realizados normalmente, a partir das 8h, e destacou que todos os serviços relacionados ao setor de seguro desemprego não serão oferecidos temporariamente a população.
O MTE em Santarém fica localizado na Avenida Presidente Vargas, bairro Santa Clara.
O G1 tentou contato com a Caixa Econômica no municpípio para esclarecimentos sobre as trocas de PIS, mas não obteve retorno.
Fonte: Santarém
Nenhum comentário
Postar um comentário