Breaking News

Alepa participa de posse do Superintendente Regional da Polícia Federal no Pará

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda, participou, na manhã desta quarta-feira (05/10), da cerimônia de posse do delegado Ualame Fialho Machado no cargo de Superintendente Regional da Polícia Federal no Pará. O evento aconteceu no auditório do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e contou com a presença do Diretor Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra; do Auditor Geral do Pará, Roberto Paulo Amoras; representando o Tribunal de Justiça do Pará, o juiz Raimundo Flexa; do Comandante Militar do Norte, General de Exército Carlos Barcellos; da Procuradora Chefe da República no Pará, Nayana Fadul da Silva; e do último Superintendente da Polícia Federal no Pará, Ildo Gasparetto.

Para Márcio Miranda, a ascensão de Ualame para o cargo de superintendente representa um ganho no combate às diversas modalidades criminosas cometidas no Pará. “Os desafios são muitos e a escolha de um nome que conhece a realidade da Amazônia, certamente irá contribuir para qualificar ainda mais a execução das operações da Polícia Federal, uma das instituições de maior credibilidade perante a população brasileira”, afirmou.

O Diretor Geral da Polícia Federal destacou a complexidade de atuar na região Amazônica e que a escolha de Ualame é a consolidação de uma estratégia para região. “A superintendência - no comando de Ualame - faz parte de um processo onde temos um objetivo claro para essa região. A região é complexa, as estratégias a serem aplicadas aqui exigem um conhecimento muito claro do território, das relações e todas as complexidades. O doutor Ualame não é de negar missões e sempre as cumpriu com muita responsabilidade”, afirmou Leandro Daiello.

Em seu discurso de posse, Ualame saudou os presentes em nome do Policial Federal Luiz Alvarenga, vítima de um assalto há quatro meses no bairro Batista Campos, em Belém, onde foi ferido por uma arma de fogo e está em processo de recuperação da saúde.  Entre as metas traçadas pelo novo superintendente da Polícia Federal estão a construção da nova sede da Polícia Federal em Belém, a implantação do posto da Polícia Federal em Itaituba e a melhoria das sedes nas unidades descentralizadas. Na área operacional, o superintendente destacou os maiores desafios da corporação. “A integração do Estado é salutar e fundamental para transposição dos desafios enfrentados. Carrego o peso de não ter desculpas para errar, não posso alegar que não conheço a região, que não conheço o efetivo e não entendo a problemática da região, mas sou humano, portanto passível de cometer erros. No entanto, posso errar pela ação, mas não pela omissão. Não há como negar que temos a imensa necessidade de combater crimes ambientais e a corrupção. A corrupção, hoje, é o nosso maior problema, é por causa dela que somos carentes de educação, saúde e melhor segurança pública” enfatizou Ualame.   

CURRÍCULO - Ualame Fialho Machado é paraense, nascido no município de Portel. Ingressou na Polícia Federal em 2003 no cargo de Delegado de Polícia Federal, na delegacia de Santarém. Já exerceu várias funções de chefia, como da Delegacia de Defesa Institucional (Delinst), do Núcleo de Operações, da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz), da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado (Drcor) e Delegacia Regional Executiva (Drex).

Ualame também trabalhou na coordenação de vários grandes eventos como os Jogos Panamericanos (2007), Copa das Confederações (2013), Jornada Mundial da Juventude (2013) e Copa do Mundo (2014). Já planejou e executou mais de 70 operações policiais especiais em diversas áreas. Também presidiu as investigações do assassinato da missionária Dorothy Stang, em 2005.

Fonte: Assembléia Legislativa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço