Breaking News

Crise política e econômica do país é a principal preocupação do setor de saúde, aponta pesquisa da KPMG

A atual crise política e financeira brasileira foi apontada como a maior preocupação por 47% por gestores de saúde entrevistados na pesquisa “Healthcare 2016”, realizada pela KPMG. Outros 28% demonstraram preocupação com a incapacidade em fazer planos de médio prazo em razão das incertezas do país. O estudo foi feito realizado com 130 executivos do setor de saúde, ao longo do primeiro semestre de 2016.

            De acordo ainda com o levantamento, outras preocupações do segmento são: eventuais alterações regulatórias do governo (11%), perda de rentabilidade dos negócios (6%), falta de mão de obra qualificada (5%) e escassez de mão de obra (3%).

Questionados sobre se a atual crise econômica tem afetado negativamente seus negócios, 40% disseram que sim, aumentando os custos e retraindo a demanda e receita; 35% afirmaram que aumentaram os custos; 11% relataram que houve retração da demanda e de receita e 5% consideraram que houve impactos positivos com o aumento de receita e de rentabilidade.

Outro ponto levantado na pesquisa foi se a atual crise econômica perderá forças e se a retomada do Brasil deverá ocorrer. A retomada do crescimento econômico do país é considerada incerta para 24% dos entrevistados, 21% entendem que não haverá crescimento no médio prazo, ou seja, 45% possuem uma percepção mais conservadora em relação à saída da crise. Por outro lado, 47% entendem que o crescimento virá a partir de 2017. Apenas 8% avaliam que a retomada do crescimento ocorrerá ainda este ano.

            Segundo os entrevistados, a crise econômica brasileira teve maior impacto, com 33% dos votos, no aumento do prazo médio de recebimento. Porém, outros importantes indicadores negativos foram percebidos no estudo como aumento no volume de glosas (17%), dificuldades nos processos de recursos de glosas (17%), aumento do volume de exames não autorizados (17%) e aumento de inadimplência de pacientes particulares (16%).

Sobre a pesquisa

            A pesquisa Healthcare 2016 teve como objetivo gerar informações relevantes para o setor e abordou temas como desafios, tendências, oportunidades, utilização de novas tecnologias, barreiras de crescimento, ingressos de capital estrangeiro, entre outros aspectos. Foram ouvidos 130 executivos no período de 6 meses.

            Entre os entrevistados, 90% eram gestores de hospitais e clínicas especializadas, 5% atuam na área de diagnóstico, 3% eram operadoras e 2% trabalham com home care. Do total, 54% eram da área privada sem fins lucrativos, 29% da privada com fins lucrativos e 17% rede pública federal, estadual ou municipal. Já 82% estão localizados na Região Sudeste, 16% na Sul e 2% no Nordeste.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 174.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.
No Brasil, somos aproximadamente 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço