Breaking News

Fujitsu desenvolve tecnologia de baixo consumo de energia para 5G

Utilização de protótipo wireless permite aplicação prática das comunicações de alta velocidade, de mais de 10 Gbps, com estabilidade mesmo em áreas de alta concentração de usuários conectados simultaneamente.

A Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu, anuncia o desenvolvimento de um protótipo wireless incorporado à tecnologia de codificação inter-subarray, que possibilita alcançar transmissões de alta velocidade, de mais de 10 Gbps, para estações de base 5G móveis wireless e pontos de acesso. Mesmo com esse alcance elevado, foram mantidos baixos níveis de consumo de energia, similar ao WiFi. Em testes de verificação, o protótipo transmitiu simultaneamente sinais para múltiplos dispositivos, com êxito.

Com o objetivo de alcançar a ultra velocidade em comunicações 5G – para a qual há desenvolvimento contínuo, com expectativa de implementação em 2020 –, a atenção da Fujitsu é focada no uso de ondas milimétricas e múltiplos elementos de antenas para transmitir simultaneamente sinais de feixes para cada dispositivo. Nesse sentido, há atualmente o método beamforming hybrid, desenvolvido para ter capacidade de reduzir o número de circuitos (que consomem muita energia) controlando os digitais e analógicos. Porém, este método tem problemas de interferência ao enviar sinais para diversos dispositivos, fazendo com que as taxas de transmissão sejam reduzidas.

Com a novidade, a Fujitsu conquistou a redução dessa interferência, limitando a diminuição da velocidade de transmissão e, ainda, alcançando um baixo consumo de energia. De tal forma, torna-se possível realizar a comunicação com estabilidade mesmo em áreas de alta concentração de usuários conectados simultaneamente.

Sobre a Fujitsu

A Fujitsu é a empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos tecnológicos, soluções e serviços. Aproximadamente 156 mil colaboradores prestam suporte a clientes em mais de 100 países. Utilizamos a nossa experiência e o poder das TICs para construir o futuro da sociedade com os nossos clientes. A Fujitsu Limited (TSE:6702) divulgou receita consolidada de 4,7 trilhões de ienes (US$41 bilhões) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2016. Para mais informações, acesse: www.fujitsu.com/br.

Fonte: RMA Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço