Breaking News

Hospital oferece dicas de nutrição e preparo dos alimentos de pacientes com câncer amanhã, 27 de outubro

Alguns efeitos colaterais frequentes às sessões de quimioterapia ou radioterapia são os enjoos, vômitos, perda de apetite e dificuldade para mastigar e engolir os alimentos. Profissionais ensinam como preparar os alimentos do jeito certo para facilitar a mastigação e a deglutição

O Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) promove no dia 27 de outubro, das 14h às 16h, uma roda de conversas para falar da rotina do tratamento de câncer. Neste primeiro encontro, o tema em destaque será câncer e alimentação. O objetivo é mostrar que é possível contornar os efeitos colaterais do tratamento, como falta de apetite e náuseas, sem prejudicar a rotina alimentar.
Destinado a pacientes oncológicos (do hospital ou não) e seus acompanhantes, o evento é uma iniciativa do IOSP em parceria com a equipe de assistência nutricional da Sodexo On-site. Para chegar num cardápio específico aos pacientes oncológicos, uma equipe multidisciplinar estudou os hábitos dos pacientes e procurou alternativas para oferecer uma refeição sem odor e de fácil deglutição.
“O tratamento do câncer pode provocar efeitos colaterais que interferem na alimentação do paciente. Os sintomas mais comuns são perda de apetite, falta de salivação, alteração no paladar, dificuldade de mastigar e digerir os nutrientes, náuseas e diarreia”, explica Juliana Sallum Caffagni, nutricionista, responsável pelo serviço de nutrição e dietética do Hospital Santa Paula.
O resultado desse estudo foi o Budines, uma técnica clínica de preparo dos alimentos desenvolvida pela Sodexo On-site, que consiste em fazer pratos ricos em nutrientes com uma textura diferenciada, como se fosse um flan, para facilitar a mastigação e digestão dos nutrientes. Os Budines podem ser feitos tanto em pratos doces quanto salgados, com a vantagem da ausência de odor. O IOSP foi o primeiro hospital em São Paulo a aderir à solução.
Na ocasião, a equipe nutricional da Sodexo On-site irá explicar a técnica dos Budines e ensinar algumas receitas práticas. A mediação do encontro será do coordenador de psicologia do IOSP, Luiz Gonzaga Leite.

Serviço:
Roda de conversas sobre câncer e alimentação
Local: Auditório do Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP)
Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2382 - Vila Olímpia
Vagas esgotadas (45 lugares).
Evento gratuito destinado a pacientes oncológicos e acompanhantes.

Sobre o Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP)
O Hospital Santa Paula (HSP), referência no atendimento à saúde, inaugurou em 2013 em parceria com o Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, o Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP), espaço dedicado ao tratamento de pacientes oncológicos. O objetivo do Instituto, que faz parte do complexo hospitalar Santa Paula, é oferecer atendimento multidisciplinar por meio de tratamentos modernos aos pacientes acometidos pela doença. O HSP atua na área da oncologia há 13 anos e passou a contar em 2013 com um edifício exclusivo para esta especialidade. O IOSP está alinhado com o conceito de humanização hospitalar, oferecendo atendimento multidisciplinar em ambientes inspirados no modelo de instituições de saúde internacionais dedicadas ao tratamento integrado do câncer. O corpo clínico do IOSP é formado por oncologistas clínicos, onco-hematologistas, radioterapeutas, especialistas em saúde bucal e cirurgiões oncológicos – todos dedicados ao planejamento do tratamento aos diversos tipos de câncer. Os pacientes contam ainda com enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e esteticistas durante todo o período de tratamento.

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2382 - Vila Olímpia - (11) 3040-8200
Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

Sobre o Hospital Santa Paula  

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. O HSP ocupa uma área de 15 mil m², possui 200 leitos, 09 salas de cirurgia e 50 leitos dedicados à terapia intensiva: 32 na UTI Geral, 9 na UTI Cardiológica e 9 na UTI Neurológica. O Centro Cirúrgico HSP possui 09 salas de cirurgia e 10 leitos para recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 7.500 procedimentos cirúrgicos, 12 mil internações e atende no Pronto Atendimento cerca de 100 mil pacientes. O hospital emprega mais de 1.200 colaboradores e possui um corpo clínico aberto com 1.500 médicos. O HSP é acreditado ONA - Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC.  
Endereço: Av. Santo Amaro, 2468 – Vila Olímpia - (11) 3040-8000 
Para mais informações acesse:  www.santapaula.com.br 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço