Breaking News

Haverá punição para quem desrespeitar o acesso das calçadas


Santarém possui o código de postura que determina o livre acesso e padronização das calçadas para os pedestres.
Santarém - Em vários pontos de Santarém, oeste do Pará, calçadas que serviriam de acesso para pedestres estão tomadas por carros, motos, entulhos, materiais de construção, mercadorias, mesas e cadeiras de lanchonetes. As pessoas acabam passando pela rua, por falta de alternativa.
Quem precisa passar diariamente por esses locais reclama dos riscos: "tenho que desviar dos carros, a calçada sempre está ocupada. Fica ruim para passar”, afirma o pedestre Cleberson Lima. 


Em algumas ruas da cidade, cadeirantes tem dificuldades de acessibilidade. “Quase toda rua é assim, calçadas sempre ocupadas, minha filha dificilmente vai para o centro. Não tem a menor condição. Uma pessoa de idade ou deficiente não dá para andar só hoje em dia”, lamenta a mãe de cadeirante, Raimunda Corrêa.

As irregularidades ocorrem mesmo Santarém possuindo o código de postura que determina o livre acesso e padronização das calçadas para os pedestres.

O chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Manoel Cruz, informa que a fiscalização é diária e ostensiva. “A SMT [Secretaria de Mobilidade e Trânsito] está fazendo o trabalho de retirada dos veículos, por enquanto não há punição, apenas conscientização. Depois, partir para uma eventual punição”, afirma.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço