Breaking News

Novos Agentes Comunitários de Saúde são empossados em Santarém


Os novos Agentes atenderão áreas descobertas na zona rural do Município. O prefeito Alexandre Von empossou na manhã desta segunda-feira, 05/08, 99 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s). A nomeação e posse são referentes ao Processo Seletivo Simplificado Público nº 001/2012, homologado pelo Decreto nº 194 de 16/08/2012. Os novos profissionais estarão atuando, principalmente, em áreas da zona rural do município, descobertas do serviço, e em dez bairros da área urbana. De acordo com o planejamento, a Prefeitura deve convocar mais 199 ACS’s, dos 299 aptos ao serviço. Até agosto de 2014, quando expira a validade do concurso, o governo deve finalizar a convocação.

De acordo com a secretária de Administração, Ana Macêdo, o concurso público ofereceu 411 vagas, destas 387 foram preenchidas. Vinte e seis vagas foram destinadas ao município de Mojuí dos Campos, ficando 361 vagas para Santarém: 35 candidatos não responderam a chamada de convocação, 27 não foram habilitados, sobrando 299 candidatos aptos – aprovados e classificados. Foram nomeados 99 Agentes – seriam 100, mas a nomeação de um candidato da comunidade de Poço Branco foi impugnada por decisão judicial – e a Prefeitura deve fazer a nomeação de mais 199 candidatos. No cadastro de reserva constam 62 candidatos.

A secretária de Saúde, Valdenira Cunha, explicou que as áreas onde os profissionais atuarão atendem as reivindicações apontadas por comunitários, durante as reuniões de planejamento na área rural do município, realizadas no primeiro semestre. Dos 99 Agentes, 34 atenderão a região de planalto e 37 a região de rios. Além da área rural, a Prefeitura nomeou 28 ACS’s, que comporão a Estratégia Saúde da Família na área urbana.

Para o prefeito Alexandre Von, a nomeação dos profissionais supre a carência de comunidades que sofriam com a ausência de ACS’s há mais de dois anos. Segundo Von, o governo também está empenhado em atender outras áreas, cujo número de profissionais é insuficiente por conta da demanda.

“Além de atender as regiões descobertas, uma das principais reivindicações durante a formatação de nossa agenda de compromissos para os quatro anos de mandato, vamos priorizar, na próxima chamada, a convocação de ACS’s em regiões onde um profissional já não supre a grande demanda de famílias. Os avanços são necessários para melhorar a cobertura do Programa Agentes Comunitários de Saúde [PACS]. Temos que oferecer qualidade no sistema hospitalar, mas, sobretudo, pensar na prevenção”, observa o prefeito.

No ato da posse, os profissionais receberam o kit de trabalho e participarão de capacitação na quinta, 08, e na sexta-feira, 09, preconizada pelo Ministério da Saúde.

NOTA À IMPRENSA

A grande demanda de acidentes e de pacientes vindos dos municípios da região, provocou congestionamento no Pronto Socorro Municipal. As macas das viaturas do SAMU foram improvisadas temporariamente para fazer os atendimentos mais urgentes. A SEMSA está contando com o apoio do Corpo de Bombeiros para a remoção dos pacientes, em sua maioria, envolvidos com acidentes de trânsito.

A Secretaria está tomando providências no sentido de fazer esforço concentrado, para não deixar ninguém sem atendimento.

Fonte: CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço