Breaking News

Dicas para escolher uma distribuição do Linux


Olá, eu quero a sugestão de duas distribuições Linux e duas versões do Windows. Como elas funcionam, quais são as vantagens? Elaine Rodrigues

Olá, Elaine! A escolha de uma ou mais distribuição Linux está relacionada diretamente a sua necessidade. Existem centenas de distribuições, mas entre elas eu destacaria as seguintes: Ubuntu, Fedora, Mint, OpenSuse, Debian, CentOS, RedHat, Slackware, Gentoo. Todas são ótimas, porém cada uma delas possui as suas próprias características. Todas elas podem ser usadas como sistema operacional para o uso num notebook ou desktop, assim como todas podem ser usadas como sistema operacional para servidor. Porém, algumas oferecem facilidades para cada perfil de uso, por exemplo – o Ubuntu já traz consigo praticamente tudo o que um usuário doméstico precisa ter para as suas necessidades básicas (navegar na internet, criar documentos, escutar músicas e assistir a vídeos). Outras distribuições que vêm prontas para o uso sem que seja preciso instalar muitos programas adicionais é Linux Mint, Fedora, OpenSuse.

As outras distribuições mencionadas também podem ser usadas para esse fim, mas irão requerer um pouco mais de intervenção do usuário para que fiquem apropriadas. Dependendo do seu conhecimento, vale a pena apostar numa distro em que seja instalado o suficiente para o computador funcionar, e ir instalando programas conforme surgir a necessidade. Com isso o seu sistema tende a ter um desempenho melhor, menor uso de recursos de hardware e utilização de espaço em disco. Se o que você procura é uma distro linux com tudo pronto para o uso em geral, eu sugiro o Ubuntu ou o Mint. Caso o seu objetivo seja uma distro para ir customizando conforme a necessidade, Debian, Gentoo e Slackware são as distros mais recomendadas. Se você procura uma distro para servidores, o CentOS e RedHat são ótimas distribuições para esse fim. Vale salientar que todas elas podem ser usadas para qualquer perfil de usuário, tudo depende o quanto você está disposta ter que fazer ajustes adicionais.

Em se tratando de Windows, o ideal é você optar por uma versão que ainda conta com o suporte e atualizações disponibilizadas pela Microsoft. Um outro aspecto que deve ser levado em consideração é qual edição você irá adquirir a licença. Essa decisão está diretamente relacionada a quais recursos você espera encontrar disponíveis do sistema operacional. Já que o custo da licença varia conforme a edição. Por exemplo a edição Starter do Windows 7 é a que tem preço de licença mais acessível, mas limita a execução simultânea a somente quatro programas. Ela é ideal para usuários com necessidades básicas. Já a edição Ultimate é a mais completa, porém, a mais cara. Uma edição intermediária e muito em conta é a home, que não limita a execução simultânea de programas e possui mais recursos. Atualmente, no Windows 8 você pode optar pela edição Pro, que vem completo com todos os recursos para um notebook ou desktop. E se a sua necessidade for de um sistema para servidores, é recomendável optar pelas edições Server do Windows. Porém, antes de adquirir a licença, é recomendável planejar qual será o papel que o servidor irá desempenhar na rede, para evitar gastar mais do que necessário.

Se você puder detalhar quais são as suas necessidades, poderei lhe indicar sistemas operacionais mais específicos.
Olá, gostaria de saber se tem como restaurar o Office 2010 no Windows 8? Gabriel

Olá, Gabriel! Tem sim. O processo de instalação do Office 2010 no Windows 8 é o mesmo que nas versões anteriores do sistema operacional da Microsoft. O aspecto negativo de usar uma versão mais antiga do Office no Windows 8 é que se você tem um computador com a tela sensível ao toque, a experiência de uso ficará limitada.
Instalei a atualização para o Windows 8.1, mas não estou conseguindo entrar no sistema, pois está dando usuário ou senha inválido. Mas eu não mudei a senha, terei que formatar o meu notebook? Rangel

Olá, Rangel! Para resolver o seu problema, a medida mais simples é redefinir a senha cadastrada para o usuário que você criou no Windows 8. Para isso, basta acessar essa página  e solicitar a redefinição da senha. Durante a solicitação é possível escolher o envio das instruções por SMS ou por e-mail. Escolha uma das alternativas e siga as instruções na mensagem do serviço. Após cadastrada uma nova senha, bastará usá-la no login do Windows.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço