Breaking News

4G e 3G de operadoras deixam a desejar durante teste em pontos estratégicos


A insatisfação dos usuários de internet móvel com o sinal e desempenho da navegação oferecidos pelas operadoras não é novidade. Mas, nesta semana, ela está tomando proporções ainda mais significativas, com o lançamento da campanha “Em busca do 3G Perdido”, promovida pela Associação de Defesa do Consumidor (ProTeste)

Conforme a entidade, a cobertura de internet 3G possui zonas de sombra que podem fazer com que até 57% das tentativas de acessar o serviço não sejam efetuadas. Mas e o 4G está melhor? O serviço, ainda novo no Brasil, promete qualidade superior na navegação e acesso, sendo uma das expectativas dos Brasileiros para a Copa de 2014.

Na prática, entretanto, a nova geração de banda larga móvel testada com duas operadoras, em Porto Alegre, uma das sedes do mundial de futebol, ainda deixa a desejar em pontos estratégicos. No aeroporto, por exemplo, é possível obter a mesma velocidade oferecida pelo serviço 3G em outros pontos da cidade. A Coluna Tira-dúvidas de Tecnologia realizou baterias de testes em pontos turísticos e de negócios da capital gaúcha. Participaram das avaliações as operadoras Claro e Vivo (as duas que já operam com o 4G no Rio Grande do Sul).
Além de analisar o desempenho do 4G, também foram realizados testes com o serviço de internet 3G das duas operadoras. Os resultados abaixo são de comparativos feito com o smartphone Samsung Galaxy SIII LTE.

Estádio Beira-Rio
O estádio que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014 ainda está em obras e, conforme a assessoria de imprensa da Claro, existe a perspectiva de que sejam instaladas antenas no interior do estádio.

Os testes foram realizados no entorno do Beira Rio, uma área conhecida como ‘espaço do torcedor’. Independente da instalação das antenas que amplificarão o sinal da internet, essa região está localizada num dos bairros contemplados pela área de cobertura do serviço para ambas as operadoras de telefonia.

Nos testes realizados, foi possível obter com a Vivo a velocidade de download de 9.6Mbps, e upload de 2.9. Com a Claro, a velocidade de download obtida foi de 5.0Mbps e upload de 1.1Mbps.

No estádio Beira Rio foi realizada uma bateria de verificações adicionais para demonstrar ao leitor o que representa, em segundos, a navegação nas velocidades de download e upload obtidas com o 4G. Veja abaixo os resultados práticos para a realização de algumas tarefas.

YouTube
Foi gravado um vídeo em HD de um minuto de duração com o tamanho de 130 megabytes (MB) e enviado para o YouTube. Com a Vivo o tempo de upload foi de 24 segundos, e com a Claro o tempo de 56 segundos. O tempo de carregamento para a exibição foi de cerca de um segundo para as duas operadoras.

Facebook
O mesmo vídeo enviado ao YouTube também foi postado na rede social Facebook. Com a Vivo, o tempo de upload foi de 1 minuto e 35 segundos e com a Claro não foi possível obter sucesso em três tentativas. Esse tipo de teste é uma referência, mas está sujeito a interferências do site ao qual está sendo enviado o arquivo, assim como instabilidades nos aplicativos.

Game
Foi feito o download do game ‘Dead Trigger’, disponível gratuitamente na Google Play (o tamanho do instalador é de 164 MB). Com a Vivo, foram necessários 1 minuto e 46 segundos para o download completo. Com a Claro, o mesmo processo levou 3 minutos e 12 segundos.

Aeroporto Internacional Salgado Filho
O aeroporto internacional de Porto Alegre possui dois terminais de embarque e desembarque. No primeiro ponto, o terminal 2 (também conhecido como terminal antigo), não foi possível realizar testes com nenhuma das operadoras avaliadas. Com a Claro não foi possível acessar a internet e operadora Vivo não apresentava estabilidade e velocidade suficientes para a navegação. As tentativas foram realizadas na praça de alimentação.

Já no terminal 1, onde existe o maior fluxo de passageiros, a velocidade máxima de download obtida pela Vivo foi de 2.3 Mbps e upload de 0.9 Mbps. A Claro apresentou resultados próximos, com uma taxa de download de 2.2Mbps e upload de 0.5Mbps. Os valores obtidos não impressionam se forem levadas em consideração as expectativas de uma navegação de alta velocidade. Principalmente porque é possível obter velocidade equivalente em outros pontos da cidade com a internet 3G.

A avaliação mostrou também que o serviço de internet 3G no Terminal 1 do aeroporto Salgado Filho é o suficiente para realizar atividades básicas como ler e enviar mensagens. Com o serviço da Vivo foi possível obter uma taxa de download de 1.5Mbps e 0.7Mbps de upload. A Claro teve uma taxa de download de 0.8Mbps e upload de 0.9Mbps.

Estação Rodoviária
A Estação Rodoviária de Porto Alegre obteve a segunda melhor colocação no quesito velocidade de download entre os locais visitados – quase cinco vezes superior a maior velocidade obtida no aeroporto Salgado Filho. Com a Vivo, foi possível observar uma taxa de download de 10.1Mbps e upload de 6.8Mbps. Com a Claro, a taxa de download ficou em 2.7Mbps e de upload em 2.7Mbps.

Centro Histórico
O local foi escolhido para análise por ser um dos pontos de grande aglomeração de pessoas, repleto de estabelecimentos comerciais, escritórios, agências bancárias e restaurantes, localizado no ‘coração’ do centro da capital gaúcha. A velocidade máxima de download foi de 5.1Mbps e upload de 2.0Mbps com a Vivo. Com a Claro, a velocidade de download ficou em 4.6Mbps e de upload de 1.2Mbps.

Padre Chagas – Moinhos de Vento
A rua Padre Chagas, localizada no Bairro Moinhos de Ventos, também conhecida como ‘Calçada da Fama’ é um conhecidíssimo reduto de bares, cafés e restaurantes da cidade. Nessa região, foi possível obter o melhor desempenho entre todos os locais visitados: a velocidade de download de 10.5Mbps e de upload de 8.1Mbps, com a Vivo. Com a Claro foi possível obter a velocidade máxima de download de 5.6Mbos e de upload de 1.2Mbps.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço