Breaking News

Prefeitura e Ufopa esclarecem desobstrução de ruas no bairro Salé


Ação para retirada dos tapumes e cercas no entorno do Campus da UFOPA aconteceu na 4ª feira.
A desobstrução de duas ruas no bairro do Salé, na manhã de quarta-feira, 08, que haviam sido interditadas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) há cerca de dois meses, virou motivo de esclarecimentos da Prefeitura de Santarém e da Reitoria da Instituição de Ensino Superior.

Nas últimas semanas, diversas denúncias de moradores do Salé em relação à colocação de cercas de madeira nas duas ruas foram publicadas em vários jornais de Santarém e protocoladas a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores.

Na manhã de quarta-feira, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) realizou a ação para retirada dos tapumes e cercas no entorno do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará. De acordo com o secretário Edilson Pimentel, a desobstrução da via foi feita dentro dos princípios de mobilidade, responsabilidade, e diálogo com as partes interessadas, garantido o direito de ir e vir.

Depois da retirada dos obstáculos, a Seminfra realizou serviço de melhorias nas ruas desobstruídas. A Avenida Vera Paz e a Travessa 28 de Julho, haviam sido interditadas pela UFOPA, no final do mês de junho.

Já a reitoria da Ufopa esclareceu que a respeito da remoção de tapumes que protegiam patrimônio público em área de sítio arqueológico tombado pelo Instituto de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN), nos limites do Câmpus Tapajós, o isolamento de aproximadamente 125 metros de dois traçados de vias que dividem áreas da União, sob o domínio da Universidade, para obras de infraestrutura e vigilância, foi autorizado pela Prefeitura Municipal de Santarém no dia 19 de dezembro de 2011, através de ofício assinado pelo senhor Raimundo Inácio Campos Corrêa, então secretário municipal de Infraestrutura de Santarém.

Segundo a reitoria da Ufopa, a definição de que o traçado de trechos das ruas Vera Paz e 25 de Julho se encontra dentro dos domínios da UFOPA foi confirmada em 9 de novembro de 2010 pela Divisão de Terras da Secretaria Municipal de Habitação de Santarém.

A UFOPA informou, ainda, que as obras em execução naquele local estão inscritas em seu Plano Diretor, aprovado em 2010.

Por fim, a UFOPA reiterou sua condição de instituição pública federal, portanto, constitui patrimônio da sociedade e sempre esteve disposta a colaborar com outras esferas de governo, com base na produção e socialização do conhecimento, contribuindo para a cidadania, inovação e desenvolvimento da Amazônia.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço