Breaking News

MRN – 34 anos de compromisso com a sociedade


Mineração Rio do Norte celebrará aniversário de operações com atração nacional. Nesta terça-feira, dia 13 de agosto, a Mineração Rio do Norte comemora 34 anos de operações. A festa comemorativa em celebração ao primeiro embarque de bauxita realizado em 1979, em Porto Trombetas, no Oeste do Pará, será realizada no próximo dia 24 de agosto, com a participação da banda Ara Ketu e da dupla sertaneja Beto e Leno, numa programação aberta ao público.

Aos 34 anos, a MRN ocupa hoje a colocação de maior mineradora de bauxita da América Latina. Em 2012, suas vendas somaram 16,9 milhões de toneladas, sendo que 59% foram destinadas ao mercado interno para suprimento das refinarias Alunorte e Alumar e os outros 41% destinados ao mercado externo: 18% para os Estados Unidos, 11% para o Canadá, 10% para a Europa e 2% para a China.

Em pouco mais de três décadas a empresa vem investindo em projetos sustentáveis e no desenvolvimento do oeste paraense. Um dos compromissos assumidos nos últimos anos foi com o desenvolvimento da mão de obra local, que hoje compõe 88% de seu quadro de profissionais.

Uma dessas iniciativas é o Programa de Bolsas para Ribeirinhos, que vem mudando a vida de estudantes da Comunidade Quilombola Boa Vista, localizada no rio Trombetas. A empresa oferece ajuda financeira para quem passou no vestibular em universidades públicas e pretende dar continuidade aos estudos no ensino superior.

Foi essa oportunidade que levou Jeferson dos Santos a ter uma profissão e integrar o quadro de profissionais da mineradora. Hoje, já formado em Química, é responsável por coordenar a equipe do meio físico no Departamento de Meio Ambiente. “Esse auxílio foi determinante para a minha vida acadêmica e profissional. Ajudou meus pais a se manterem tranquilos financeiramente enquanto eu estudava. Isso mudou minha vida”, comenta. Jeferson é apenas um entre muitos paraenses que fizeram sua trajetória profissional em Porto Trombetas, na Mineração Rio do Norte.

Os bolsistas recebem auxílio de R$ 362 do programa para ajudar nas despesas com hospedagem e alimentação enquanto estudam em universidades de Santarém, Manaus e Belém. Os bolsistas também são contemplados com passagem nas férias uma vez ao ano.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço