Breaking News

Saiba o básico para a hora de contratar um plano de internet móvel


Embora a qualidade do serviço esteja entre as principais reclamações dos brasileiros, o acesso à internet de banda larga móvel supera o número de assinantes desde 2010. Cada vez mais popular e com planos convidativos, ainda assim a contratação de um plano de internet móvel requer a atenção do leitor para escolher o serviço mais apropriado para a sua necessidade.

Em geral os anúncios publicitários exaltam a velocidade de conexão como sendo o indicador de qualidade mais relevante do serviço, também é destacada a abrangência da área de cobertura. No entanto, ao contratar o plano, o leitor está contratando uma quantidade limitada de dados a uma velocidade que pode variar dependendo da qualidade do sinal da internet e da modalidade do plano escolhido.

Franquia de dados

A franquia de dados é a quantidade de informação que pode ser trafegada durante um mês. Quando ultrapassada, pode impactar na redução de velocidade de navegação até o próximo período de assinatura. A unidade de medida usada para designar o tráfego de informações é o Kbps (significa quilobit por segundo), também é possível encontrar a representação do ‘quilobit’ como ‘megabit’, Mbps. O limite de tráfego de informações é o resultado da soma da quantidade de informação consumida no download com a quantidade de dados consumidos no upload.

Cuidado com a confusão entre bits e bytes, sendo que bit é a menor unidade da informação, 8 bits equivale a 1byte – por exemplo uma internet com a velocidade de 15Mbps é possível trafegar 1.875 megabytes por segundo (MB/s).

Velocidade de download


Corresponde à velocidade que uma página é visualizada pelo navegador de internet ou no tempo necessário para que um determinado arquivo seja baixado. Ela varia conforme o plano contratado, no geral as operadoras informam um valor de referencia padrão, mas que pode variar conforme a localização do modem ou da qualidade do sinal. Quando se está assistindo a um vídeo no YouTube, a existência ou não de travamentos na sua execução depende da velocidade de download. Já a quantidade de vídeos assistidos irá impactar no consumo de dados da franquia contratada. Ou seja, quanto mais vídeos assistidos, maior será o consumo da franquia de dados contratada.

Velocidade de upload

A velocidade de upload corresponde ao tempo necessário para que um ou mais arquivos sejam enviados para um site na internet. Exemplo: quando se está postando fotos nas redes sociais, o tempo de envio das fotos está relacionado à velocidade de upload e ao tamanho dos arquivos. O mesmo vale quando se publica um vídeo ou um arquivo de áudio. A unidade de medida da velocidade de upload é a mesma usada na velocidade de download. Quando a velocidade de upload for baixa, e maior for o tamanho do arquivo enviado, maior será o tempo necessário para a conclusão do seu envio.

Verificando a velocidade da internet

A qualidade do serviço de internet móvel pode ser medida com o uso de aplicativos gratuitos ou serviços online, como o speedtest, disponível para dispositivos móveis ou o próprio site do SIMET
Acompanhando o consumo da franquia de dados

Cada operadora de telefonia disponibiliza o seu próprio software para o gerenciamento da conexão com a internet. A interface de operação pode variar conforme o modelo do fabricante do modem. Por essa razão, é fundamental consultar com o atendente da operadora contratada como acessar o relatório de consumo de dados. Se a internet estiver sendo acessada com smartphone ou tablet, é possível usar aplicativos que tornam o controle ainda mais fácil

Os leitores que fazem o uso intenso do seu plano de dados devem ficar atentos
antes de contratar um plano de internet móvel, é preciso levar em consideração quais são as necessidades. Para quem pretende baixar músicas, escutar rádio online, assistir a muitos vídeos, publicar fotos, é preciso redobrar a atenção no relatório de consumo de dados da franquia. Por exemplo, numa franquia de dados mensal de 2GB, basta o download de um filme no formato de DVD para que ela seja consumida integralmente e por consequência uma redução drástica na velocidade de navegação ou mesmo na cobrança do consumo adicional de dados.

Porém, para aqueles desejam apenas visualizar e-mails, conversar com amigos pelo chat ou navegar nas redes sociais, uma franquia dessas tende a não ser consumida integralmente durante um mês inteiro de uso intenso. Nesse caso, planos mais econômicos como os com franquia de dados de até 300 MB, por exemplo, são mais do que suficientes para atender a necessidade de leitores com esse perfil de usuário.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço