Breaking News

65 mil pessoas já foram beneficiadas nas ações do Viva a Vida

Idosos terão atenção especial no Projeto
Idosos terão atenção especial durante a 11ª edição do Projeto, que inicia em Alter do Chão. Inicia nesta quinta-feira, 1º de agosto, a décima primeira edição do projeto Viva a Vida, organizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação. Este ano a caravana da solidariedade vai abranger 17 comunidades, com previsão de 20 mil atendimentos.

Criado em 2003, pelo Sistema Tapajós de Comunicação com o intuito de desenvolver ações e ajudar no combate a violência, consumo e tráfico de drogas, o projeto Viva a Vida ganhou respeito e credibilidade da população e inúmeras parcerias. Desde sua criação o viva vida já atendeu mais 65 mil pessoas com serviços diferenciados proporcionando cidadania, saúde e educação às comunidades mais carentes do município de Santarém.

Este ano, serão beneficiadas 5 comunidades e 12 bairros, são moradores que residem distante do centro da cidade, como Boa esperança, Tabocal, Jacamim, Perema e Alter do Chão, além da Área Verde, São José Operário, Santarenzinho, São Cristovão, Novo Horizonte, Amparo, Conquista, Alvorada, Jutai, Urumari, Mapiri, Liberdade e Laguinho, os habitantes desses bairros têm carências de atendimentos e de serviços básicos como documentação e saúde.

Para edição dos 11 anos, o Viva a Vida, terá foco nas Comunidades do Planalto e Eixo Forte, a intenção da caravana é levar serviços de Saúde, com vários atendimentos médicos, nas especialidades: Oftalmologia, Pediatria, Mastologia, Urologia, Clinica Geral, além de Fisioterapia, Psicólogo, outros serviços disponíveis serão, avaliação nutricional consultas de enfermagem, Ultrassonagrafia, Massoterapia, orientações nutricionais, acupuntura, vacinação, teste de glicemia e verificação de pressão arterial.

Na área de cidadania o projeto oferecerá serviços de inclusão social com expedição de documentos (registro de nascimento, CPF, carteira de trabalho, carteira de identidade, carteira de estudante e carteira do idoso), atendimento jurídico (separação, averbação do divórcio, pensão alimentícia e casamento coletivo), curso de empreendedorismo, treinamento para o 1º emprego, oficina de elaboração de currículo e atividades lúdicas, oficina de reciclagem.
Alem dos atendimentos de saúde e cidadania, o projeto se propõe como uma alternativa de resgate e valorização da vida e principalmente na prevenção e ao combate ao uso e tráfico de drogas. O público alvo são os jovens e a família. Em todas as etapas haverá palestras com profissionais de diversas áreas sempre falando da valorização da vida e a importância da família.

O número de usuários de drogas em Santarém ainda é muito grande, sejam elas lícitas como as bebidas alcoólicas e cigarros, e as ilícitas que são os entorpecentes, drogas mais pesadas, como maconha, cocaína, crack, heroína, oxi, entre outras. A intenção do projeto sempre foi levar as famílias à mensagem de orientação sobre os males que as drogas causam.

Em dez anos o projeto atendeu 65 mil pessoas. Em 2012 foram 16.816 atendimentos, desde expedição de documentos, atendimentos a saúde, entretenimento, oficinas de artes e lazer, serviços de higiene e bem estar, além das palestras que atraíram um grande número de expectadores. Para a 11º etapa, a previsão é que 20 mil pessoas sejam atendidas, mantendo assim seu compromisso social.

Para a diretora do Sistema Tapajós de Comunicação Vânia Pereira Maia, o sucesso desta grande caravana da solidariedade reflete na contribuição de toda a comunidade beneficiada e dos parceiros socialmente responsáveis que abraçam essa causa e lutam em favor da valorização da vida e da prevenção às drogas.

“Os parceiros enxergam no projeto uma oportunidade de serem solidários, e sem eles ficaria difícil tocar o projeto e levar a mensagem às famílias sobre o grande mal que são as drogas” disse Vânia Pereira Maia.

Vânia Maia finaliza chamando a atenção dos jovens, lembrando a mensagem do Papa Francisco, (Não deixe que lhes roubem a esperança) “Sem dúvida é uma frase muito marcante e que eu acho que a juventude deve refletir” finaliza a diretora.









Dia 01/08= Alter do Chão- Escola Antonio de Sousa Pedroso

Dia 05/08= Santarenzinho, São Cristovão, Novo Horizonte, Alvorada, Conquista e Amparo- Escola Dom Lino Vombommel

Dia 07/08= Jutai e Urumari- Escola João Batista Miléo

Dia 09/08= Tabocal- Escola Tereza Neuma BR 163 km 22

Dia 13/08= Jacamim- Escola Santo Antonio PA Stm Curua-una Km 20

Dia 16/08= Perema- Escola Rosilda Wanghon

Dia 19/08= Boa Esperança- Escola Francisco Pereira Chaves

Dia 23/08= Área Verde- Escola Cesar Ramalheiro

Dia 27/08= São José Operário- Escola São José Operário

Dia 30/08= Liberdade, Mapiri e Laguinho- APAE.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço