Breaking News

Alter do Chão se prepara para o Sairé 2013


“Praia do Amor”, conhecida como o Caribe da Amazônia, é um dos pontos altos da Vila Balneária.
A menos de dois meses para a realização do maior evento cultural do Pará, o Sairé, moradores da vila balneária de Alter do Chão continuam os preparativos para o festival. Além de shows nacionais confirmados, como o da cantora baiana Ivete Sangalo, os botos Tucuxi e Cor de Rosa devem atrair as atenções de turistas e visitantes.

Para quem deseja prestigiar o Sairé deste ano, além das apresentações folclóricas e shows nacionais, a praia de Alter do Chão apresenta inúmeros atrativos de lazer. Outro ponto que deve chamar a atenção dos visitantes é a Serra Piroca. Ela apresenta uma pequena elevação em Alter do Chão, rodeada por savanas amazônicas. Possui uma subida curta e exige certo esforço físico durante a caminhada. Com cerca de uma hora até o topo da serra, quem vai ao local desfruta de uma visão espetacular da região de Alter do Chão e do rio Tapajós.

Localizada na margem direita do rio Tapajós, em Santarém, Pará, a cerca de 35 quilômetros da sede do Município, Alter do Chão é uma vila de pescadores com mais de 200 anos e aproximadamente 3.000 habitantes. Como boa parte das vilas e cidades paraenses, carrega no nome a influência portuguesa com um diferencial: permanece a herança cultural dos índios boraris que habitavam o local. Em setembro, ocorre uma das mais tradicionais manifestações culturais da Amazônia, a Festa do Sairé.

Durante a vazante, período de menor volume de água, que se inicia em julho, surgem várias praias fluviais revelando grandes extensões de areia branca, porém, a de Alter do Chão é tida como a mais bela do Brasil. Pela extensão da praia montam-se vários bares para servir os turistas, que atravessam o rio por meio de pequenas canoas, conhecidas por catraias.
Com essa localização privilegiada e formações geográficas, a Vila é hoje considerada um dos principais atrativos da Amazônia pela limpidez de suas águas e praias de areias brancas.


CIDADE MÃE: Santarém é a principal cidade do Oeste do Pará. Conhecida como “Pérola do Tapajós”, o Município está localizado numa área com mais de 24 mil metros quadrados, distante 850 quilômetros de Belém e é uma das mais fortes potências turísticas do Estado do Pará.
Logo em frente à cidade é possível ver o primeiro de vários espetáculos da natureza na região: o encontro dos rios que não se misturam. De um lado o Amazonas, com suas águas barrentas e de outro, o Tapajós com as águas azul-esverdeadas.
Por causa das águas claras do Tapajós, o Município tem 1.992 quilômetros de praias exóticas e primitivas que mais parecem mar. É o caso de Alter-do-Chão, conhecida como “Caribe Amazônico”. Lá é o palco da maior manifestação folclórica da região, o Sairé, que atrai turistas do mundo todo.
Nos meses que vão de março até agosto, algumas praias chegam a desaparecer, por causa da cheia dos rios, mas no resto do ano, ressurgem com areias brancas e finíssimas, algumas de fácil acesso, outras completamente isoladas. Entre as mais conhecidas estão: Alter-do-Chão, Ponta do Cururu, Ponta de Pedras, Jutuba, Caraparanaí, Pajuçara, Arariá, Maria José, Salvação e Maracanã.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço