Breaking News

Lixeira conectada deixa ruas de Londres após coletar dados móveis


Lixeiras que exibem notícias e anúncios on-line aos pedestres de Londres terão de ser retiradas das ruas apos ter sido comprovado que os dispositivos também coletam dados de celulares dos pedestres, informou a agência Bloomberg nesta segunda-feira (12).
"A coleta de dados - mesmo que anônima - precisa parar", disse a autoridade distrital City of London Corp., que atua como uma subprefeitura no distrito financeiro de Londres, em seu website. O órgão pediu que a empresa Renew, fabricante das lixeiras, pare de coletar dados e levou o caso a um gabinete de informações – órgão independente criado pelo governo britânico para reforçar a privacidade de dados.
O diretor executivo (CEO) da Renew, Kaveh Memari, disse que a reação à tecnologia presente na lixeira é "compreensível", embora tenha defendido a tecnologia apenas como um “contador glorificado” de pessoas.

"É muito parecido com um site", disse Memari. "Você pode dizer quantas visitas você teve e quantos visitantes repetidos, mas não podemos dizer quem, ou qualquer coisa pessoal sobre qualquer um dos visitantes."
Em junho, a empresa sediada em Londres, explicou, em um comunicado que a empresa, a tecnologia nas lixeiras detecta smartphones por proximidade, velocidade, duração e fabricante. "O dispositivo foi instalado para medir variáveis de participação de mercado entre os prestadores móveis portáteis”, na cidade.
A decisão de retirar as lixeiras, segundo a prefeitura de Londres, ocorreu após o jornal britânico The Independent ter noticiado que as lixeiras rastreiam os pedestres que passam por elas para estudar seus hábitos de consumo com o objetivo de distribuir anúncios publicitários.
As lixeiras começaram a ser instaladas na cidade em 2012, para os Jogos Olímpicos de Londres. O produto, que tem custo de US$ 46,5 mil por unidade, segundo o Independent, conta com telas de cristal líquido nas laterais, exibindo notícias e anúncios.

Fonte: Londres

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço