Breaking News

Comandante da PM defende conduta de policial em Cucurunã

Policial atirou em direção as celas e atingiu três. Tumulto iniciou após uma fuga. Santarém - O comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), tenente coronel Carlos Risuenho afirmou que foi correta a conduta do policial militar que atirou em direção as celas e feriu três após a fuga de um detento na Penitenciária de Cucurunã, em Santarém, oeste do Pará.

“Os policiais estão ali para isso, para evitar que as fugas aconteçam porque a população não pode ficar refém desses maus elementos. Se começarem a fugir a população vai sofrer. Nós já tivemos bastante trabalho para colocá-los lá dentro e nós vamos fazer o máximo para contê-los lá”, defendeu o comandante.

Segundo ele a finalidade não foi atingir ninguém e afirma que os tiros foram de advertência: “a gente tem que estabelecer alguns parâmetros, a gente tem lá cerca de 500 presos. Se todos os 500 começarem a jogar pedras nas guaritas então você terá um número muito grande de detritos e projeteis voando de um lado para o outro. Então cada policial começa a realizar disparos de ameaça. Ele atira próximo aos presos para eles cessarem as ações. Não com o intuito de acertar, mas de travar a ação para que eles sejam recolhidos”, completa.
Entenda (Leia matérias ao lado)

Leia também:




A fuga ocorreu no domingo (4), por volta de 15h, na Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura (Penitenciária de Cucurunã), em Santarém, oeste do Pará. Aproximadamente 150 pessoas faziam visitas aos internos, quando o detento Antonio Santiago da Silva pulou o muro e fugiu, mas logo em seguida foi localizado por policiais militares, dentro da unidade prisional. Segundo a polícia, depois que ele foi recapturado, os outros internos passaram a jogar pedras e pedaços de tijolos contra os policiais. Um policial reagiu e atirou em direção as celas. O detento Marlisson Fonseca Licata foi atingido com um tiro nas costas na altura da cintura e Edinei Pantoja Gomes no braço. Além dos detentos, uma visitante identificada como Jéssica Dolzane recebeu um tiro de raspão na cabeça. Os detentos foram encaminhados ao Pronto Socorro Municipal e a mulher não quis receber atendimento. Na tarde de ontem (5), o Hospital Municipal informou que o quadro clínico dos dois é estável. Em nota enviada a imprensa no domingo (4), a Susipe lamentou o ocorrido e explicou que a corregedoria da PM foi informada sobre o fato. Disse ainda que o policial militar que efetuou os disparos foi afastado das funções na Casa Penal.
Investigações

O caso foi registrado na Seccional de Polícia Civil de Santarém e será presidido pelo delegado Jamil Casseb. Segundo o diretor da delegacia, Nelson Silva, o inquérito já foi instaurado e o caso está sendo apurado. “O delgado Jamil vai ouvir algumas pessoas, inclusive vítimas. Ouvir também as pessoas que se encontravam na área de segurança e em 30 dias ele remete para justiça o procedimento cabível”, explica.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço