Breaking News

Denúncia: Assentados apresentam documentos ilegais ao INCRA

Vereadora Ivete Bastos
Vereadora Ivete Bastos faz a denúncia. Em visita a região do Lago Grande do Curuai no último final de semana, a vereadora Ivete Bastos (PT) participou de uma reunião com lideranças de algumas comunidades e recebeu denúncias sérias relacionadas às famílias assentadas no Projeto Agroextrativista Lago Grande.

Segundo a Vereadora, a denúncia envolve uma reunião com produtores rurais, em que os participantes teriam assinado uma lista de freqüência que serviria para financiamentos, feita sem transparência.

Porém, a lista com os nomes dos presentes teria sido apresentada junto ao INCRA, solicitando o desligamento de algumas comunidades do projeto de assentamento Lago Grande.

A parlamentar confirma a informação e diz que muitos assentados sequer têm conhecimento do assunto. A vereadora Ivete Bastos não informou quem teria apresentado a documentação junto ao INCRA.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), Manuel Edivaldo, confirmou a denúncia e disse que várias providências foram tomadas pelo Sindicato referente ao assunto.

O Projeto de Assentamento Agroextrativista – PAE Lago Grande foi criado pela Portaria N° 31, de 28 de novembro de 2005, com uma área de 2,5 milhões de quilômetros quadrados.

Com cerca de 130 comunidades e, aproximadamente 5 mil famílias, o PAE Lago Grande possui extensas reservas de recursos naturais em áreas de floresta densa de terra firme, áreas de cerrado e de várzea.

COMUNITÁRIOS DA FLORESTA REIVINDICAM ÁREA PARA PROJETO INFANTIL: Implantado há cerca de 07 anos no bairro da Floresta, na periferia de Santarém, Oeste do Pará, o projeto “Criança Feliz” busca parcerias e convênios para conseguir um terreno para iniciar a construção de uma área de esporte e lazer. O Projeto visa participar da formação educacional e esportiva das crianças da Floresta, com o intuito de que não caiam na marginalização.

O coordenador do projeto Criança Feliz, Dênis Cleber, lembra que há cerca de dois anos, o Projeto foi legalizado e, que após a regularização foi possível conseguir benefícios, recursos e apoio do poder público municipal, para que a iniciativa atendesse cerca de 80 crianças do bairro da Floresta e adjacências.

Hoje, segundo ele, o Projeto firmou uma parceria com a Escola Municipal São Francisco de Assis, onde realiza suas atividades, porém, a intenção da coordenação é adquirir um local próprio, para que as crianças não sejam atendidas apenas com atividades sociais e de lazer, mas para que os pais possam ter acesso a cursos profissionalizantes.

“Queremos dar ocupação e profissionalizar os pais também com oficinas e com outras parcerias que venham a fazer parte conosco. Estamos com o grupo um pouco reduzido, porque ainda não temos um local próprio e buscamos parcerias para que possamos crescer e formar melhores cidadãos”, expõe.

As atividades do projeto contam com vários esportes como: futebol de campo, futsal, voleibol, basquetebol e handebol.

A partir do dia 28 de setembro deste ano, a coordenação adianta que será realizada uma vasta programação envolvendo toda a comunidade, onde as escolas vão participar com vários projetos.  Nesse dia, de acordo com Dênis Cleber, vai acontecer a mini-maratona, assim como os torneios de voleibol de dupla, futsal, dama e de xadrez. Também será realizada a distribuição de lanches para toda a garotada que irá participar da programação.

Já no final deste ano, Dênis Cleber anuncia que o projeto “Criança Feliz” vai promover a Copa Natal, a qual deve contar com a participação de 40 times, além de escolas do bairro da Floresta.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço