Breaking News

Oriximiná celebra Santo Antônio


De 4 a 18 de agosto, Santo Antônio será o nome mais proferido na cidade de Oriximiná (PA). O Círio de Santo Antônio, padroeiro do município será celebrado durante a festividade tradicional que acontece do primeiro ao terceiro domingo de agosto.
Um dos maiores eventos religiosos do Pará tem o Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio como um de seus grandes momentos. O período de celebrações será aberto com uma explosão de luzes e fogos nas águas do Rio Trombetas.

Este ano, a festividade será terá como tema “Santo Antônio, rosto jovem, exemplo de fé”. “O tema das festividades é escolhido tendo como base a vida de Santo Antônio, a campanha da fraternidade do ano em curso e o ano da Fé. A parte referente ao rosto

jovem é voltada para Jornada Mundial da Juventude, que contou com 7 jovens oriximinaenses que saíram daqui para participar desse grandioso evento católico”,

esclarece Marlene Gemaque, integrante da coordenação geral da Festividade.
A abertura oficial das homenagens a Santo Antônio ocorre no dia 04 com o Círio Fluvial, mas as atividades iniciam um dia antes, quando a imagem do santo

sai da Igreja Matriz em procissão por algumas ruas da cidade até o barco que fará seu translado para a comunidade Nossa Senhora das Graças, no Sacuri, zona rural.

Para a organização do Círio Fluvial é mobilizada uma grande quantidade de pessoas, entre romeiros e escolas voluntárias, além de artistas plásticos que trabalham simultaneamente para deixar tudo pronto para o grande dia.

“Neste ano nós teremos 15 mil barquinhas luminosas e os balões já foram confeccionados e entregues pelas escolas. Já a base delas que é feita de aninga, vai ser produzida por uma equipe de voluntários. Tudo está em pleno andamento”, garante o padre Arilson Lima da Silva, coordenador geral da festividade.
De acordo com pesquisas recentes, a Festividade de Santo Antônio como padroeiro de Oriximiná, é realizada há mais de 80 anos, e hoje a realização é da Paróquia de Oriximiná e tem como principais patrocinadores a Prefeitura e a MRN.

Fonte: MRN

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço