Breaking News

Santarém adere ao Programa ‘Mais Médicos’

Os médicos chegarão na cidade entre 60 e 90 dias
Anúncio foi feito na tarde de quarta-feira (24). Santarém - O município de Santarém, no oeste do Pará aderiu ao Programa ‘Mais Médicos’ do governo federal. O anúncio foi feito pela Prefeitura na tarde de quarta-feira (24). Serão solicitados médicos do cadastro do Ministério da Saúde para trabalhar nas Unidades de Saúde Básicas. De acordo com os trâmites do Projeto, os médicos deverão chegar para atuar em Santarém entre 60 e 90 dias.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), dados apontam uma deficiência na cobertura da Estratégia de Saúde da Família, onde apenas 23% da demanda tem cobertura atualmente. Se o Ministério da Saúde atender ao Termo de Adesão, o atendimento passará para 48%.

Para completa habilitação, o município de Santarém deverá cumprir 17 condicionantes, entre elas, priorizar a alocação de médicos participantes do Projeto nas equipes de atenção básica que não estejam contempladas com médicos, oferecer condições de trabalho e acomodação, carga horária entre outras.

O Ministério da Saúde estabeleceu prazo de 36 meses, contados da data da publicação no Diário Oficial da União, para a vigência da parceria, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.

O Programa

O 'Mais Médicos' prevê a melhoria do Sistema Único de Saúde, ampliando a quantidade de médicos no interior dos municípios. As vagas são para médicos brasileiros, mas se não forem preenchidas serão disponibilizadas a médicos estrangeiros. 

De acordo com o ministro Padilha, os profissionais do Programa Mais Médicos receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.
O programa pretende também criar 11,5 mil novas vagas de Medicina e 12 mil de residência em todo o país, além do aprimoramento da formação médica no Brasil com a inclusão de um ciclo de dois anos na graduação em que os estudantes atuarão no SUS.

O Programa Mais Médicos registrou 2.552 municípios inscritos até a quarta-feira (24), o equivalente a 45,8% das cidades brasileiras. Do total que aderiu à iniciativa, 887 (34%) estão em regiões de maior vulnerabilidade social e, por isso, consideradas prioritárias.

As inscrições seguem abertas até 00h de amanhã, 25 de julho, e podem ser feitas pelo site www.saude.gov.br.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço