Breaking News

Prefeitura pede 25 novos médicos para Santarém

Município aderiu ao programa 'Mais Médicos'
Prazo para chegada de novos profissionais é de 60 a 90 dias. Santarém - Santarém solicitou 25 médicos pelo programa ‘Mais Médicos’ do governo federal. O Município aderiu ao programa na tarde de quarta-feira (24). A solicitação ainda será avaliada pelo Ministério da Saúde.

A esperança de resolver pelo menos parte dos problemas enfrentados por pacientes nos hospitais foi um dos pontos determinantes para a adesão. Com a proposta de contratar 25 novos médicos por meio do programa, a Secretaria Municipal de Saúde vai priorizar setores deficientes, como o atendimento à saúde da família. De acordo com os trâmites do Projeto, os médicos deverão chegar para atuar em Santarém entre 60 e 90 dias.

O programa do governo federal quer criar pelo menos 11 mil novas vagas médicas para todo o País. Além disso, os médicos teriam que atuar durante dois anos em um ciclo de aperfeiçoamento profissional no Sistema Único de Saúde. Sobre a polêmica em torno da contratação de médicos de outros países, a secretária de Saúde de Santarém, Lívia Correa, disse que não é contra a contratação de médicos estrangeiros, desde que o Revalida, exame que avalia o diploma e atuação do profissional na prática, seja levado em consideração.

A secretária adjunta de Saúde reforça que Santarém espera que além da contratação de novos médicos, o sistema de saúde precisa de novos postos de atendimento tanto na cidade quanto nas comunidades que mais sofrem com a falta de estrutura adequada.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dados apontam uma deficiência na cobertura da Estratégia de Saúde da Família, onde apenas 23% da demanda tem cobertura atualmente. Se o Ministério da Saúde atender ao Termo de Adesão, o atendimento passará para 48%.

Para completa habilitação, o município de Santarém deverá cumprir 17 condicionantes, entre elas, priorizar a alocação de médicos participantes do Projeto nas equipes de atenção básica que não estejam contempladas com médicos, oferecer condições de trabalho e acomodação, carga horária entre outras.

O Ministério da Saúde estabeleceu prazo de 36 meses, contados da data da publicação no Diário Oficial da União, para a vigência da parceria, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço