Breaking News

Governo discute entraves urbanos relacionados à pavimentação da BR-163


Prefeito Alexandre Von e secretários reuniram com representantes do DNIT e CDP. O prefeito Alexandre Von reuniu-se na noite de quinta-feira, 25, com representantes do DNIT, Secretaria Nacional de Portos e Companhia Docas do Pará (CDP). Durante o encontro foram abordados pontos relacionados à obra de pavimentação da Rodovia BR-163, como por exemplo: a definição de pátios reguladores de caminhões das Unidades Portuárias da CDP, localizados acima da Serra do Piquiatuba. Participaram da reunião representantes do governo, além do diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, José Florentino Caixeta, o gerente de engenharia da CDP, Manoel Furtado, a diretora técnica da CDP, Maria do Socorro Pirâmides e o assessor da Secretaria Nacional de Portos, Vinicius Luciano dos Santos.

O gestor santareno ressaltou a necessidade de se apresentar, por parte do DNIT, uma solução de engenharia para eliminar o gargalo da Serra do Piquiatuba e, também, o ponto crítico existente no bairro da Matinha, contemplando-o com investimentos em drenagem e pavimentação de vias urbanas.

A garantia da mobilidade a partir da transposição da BR-163 foi classificada como fundamental, pelo prefeito, em pontos estratégicos: Avenida Moaçara, Avenida Borges Leal, Avenida Mendonça Furtado, Avenida Rui Barbosa e Avenida Tapajós.

Ficou definida a realização de audiência pública, na Câmara de Vereadores, para apresentação dos estudos técnicos e projetos de engenharia de adequação da BR-163. Prefeitura e órgãos federais permanecerão interagindo na elaboração e execução dos projetos.

SMT E ACES AVANÇAM NAS DISCUSSÕES SOBRE O TRÁFEGO DE CARRETAS
Entidades representativas da classe produtiva, SMT, Câmara de Vereadores e sociedade civil organizada reuniram-se na noite de quinta-feira, 25, na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), para discutir os estudos preliminares sobre o tráfego de veículos pesados na área urbana de Santarém, com o objetivo de realizar possíveis adequações. Ficou definido que as carretas do tipo bi-trem só poderão circular na área restrita da Avenida Cuiabá até a zona portuária da Companhia Docas do Pará.

Na área central, considerada como zona norte, também houve consenso parcial. As carretas com capacidade superior a 14 toneladas deverão ficar proibidas de circular pela proposta da ACES em um quadrante que vai da Avenida Mendonça Furtado, integrando a Rui Barbosa, até a altura da Travessa Benedito Magalhães, Avenida Tapajós, Avenida Imperador, até se encontrar com a Mendonça Furtado. A Secretaria defende, em um primeiro momento, que a restrição se estenda até a Avenida Cuiabá e Avenida Tapajós, incluindo o porto improvisado da Praça Tiradentes. A SMT defende, também, uma proposta mais abrangente em outras vias, incluindo a mudança de sentido de Ruas de mão dupla, passando a ser via de mão única. Ficou de ser aprimorada a ideia, em razão do alagamento durante a cheia, na Avenida Tapajós.

O presidente da ACES, Alberto Oliveira, aposta que a entidade e o poder público, via SMT, têm condições de juntos pacificar medidas de forma a não prejudicar a economia local. “Nossa preocupação era a de que não houvesse diálogo e fossem implementadas ações proibitivas. Hoje nós estamos convencidos de que o governo está aberto às discussões”, ponderou.

O representante da Comissão de Transporte da Câmara, vereador Rogélio Cebulisk, garante que as discussões estão acontecendo da melhor forma possível, tendo sempre prevalecido o entendimento, o diálogo e a compreensão, sempre havendo os recuos das partes, para que se avancem às discussões. “Nós apostamos na solução do caos que se instalou em Santarém, por conta das grandes carretas. A cidade vai ganhar bastante ao final das discussões” destacou Cebulisk.

A titular da SMT, Heloisa Almeida, anunciou que o prefeito Alexandre Von confirmou presença na próxima reunião, que ainda não tem data definida. Para a secretária, mesmo havendo divergências, houve avanços, em alguns pontos, indicando maior entendimento nos próximos encontros.

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO NAS COMUNIDADES SURUACÁ E PEDRA BRANCA, RIO TAPAJÓS


O prefeito Alexandre Von e a equipe de governo estiveram na sexta-feira, 26, nas comunidades de Suruacá e Pedra Branca, na região do Tapajós. Representantes das comunidades do entorno e comunidades polo participaram de reunião de planejamento, para definir as ações do governo para o quadriênio 2013-2016. Paralelamente à reunião, as Secretarias desenvolvem ações em diferentes áreas.

Atendimentos:

Suruacá – 08h

Pedra Branca – 14h

Gabinete do prefeito

Neste sábado, 27, o prefeito Alexandre Von, recepciona a embaixadora da União Européia, Ana Paula Zacarias e comitiva, que visitam Santarém para participar na segunda-feira do Seminário Projeto BR163 Sustentável. A chegada da embaixadora está prevista para as 15h.

IV CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DISCUTE A NECESSIDADE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 

A IV Conferência Municipal de Meio Ambiente aberta na quinta-feira, 25, discute a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a finalidade de construir um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda ambiental municipal, através da mobilização, educação e ampliação da participação popular. Além do prefeito Alexandre Von e do secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, participaram da abertura, o coordenador de Saneamento Básico, Hugo Aquino, o diretor do Instituto de Gestão e Tecnologia, José de Lima Pereira, o procurador do Ministério Público Federal, Dr. Luiz Eduardo, a gerente da Unidade Regional da SEMA-PA, Zuleide Maia, o coordenador do ICMBio, Carlos Augusto Pinheiro, a presidente da Cooperativa de Reciclagem de Santarém, Raimunda da Silva Mota, e o Sr. Raimundo do Banco da Amazônia.

O prefeito Alexandre Von citou expressivos avanços na política ambiental do município, como por exemplo: adesão ao Programa Municípios Verdes, habilitação municipal para a gestão ambiental e o lançamento do Pacto pela Sustentabilidade, durante as comemorações de 352 anos de Santarém.

“Nós superamos da fase do improviso para construirmos uma gestão ambiental responsável”, destaca Von, que estabeleceu prioridades, através da Parceria para o Clima com o Distrito de Reno-Sieg, Alemanha, durante recente viagem ao país, onde a comitiva santarena conheceu experiências locais para o gerenciamento dos resíduos sólidos, como a usina de compostagem de lixo orgânico.

Dados da Coordenadoria de Saneamento Básico (CSAN), apontam que no 1º semestre foram produzidos aproximadamente 360 mi toneladas de lixo hospitalar e 50 mil toneladas de lixo doméstico, onde 65% do lixo domiciliar é do tipo orgânico, que pode ser reutilizado para outros fins.

O titular da SEMMA, Podalyro Neto, informa que as propostas discutidas durante a Conferência servirão para o fortalecimento da política ambiental com desenvolvimento sustentável. Segundo Neto, as pautas serão encaminhadas para a Conferência Estadual, com a escolha dos Delegados.

HIGIENIZAÇÃO DE ALIMENTOS É TEMA DE CAPACITAÇÃO

Trezentos e Trinta educadoras alimentares da rede municipal de ensino estão participando, na Casa da Cultura, do curso de capacitação para a qualificação dos profissionais que preparam e servem a merenda escolar. O curso iniciou com a palestra do coordenador da Vigilância Sanitária, Walter Matos, sobre os cuidados e higiene na manipulação de Alimentos.

A parte prática do curso será realizada nos espaços escolares, a partir do segundo semestre.

EDUCADORES DE ESCOLAS INDÍGENAS PARTICIPARAM DE ENCONTRO

Professores de escolas indígenas participaram, na Escola do Parque, da formação sobre ensino Notório Saber e Língua Indígena. Atualmente, Santarém conta com educadores em 36 escolas indígenas, na região do Tapajós, Arapiuns e do planalto. A formação encerrou na sexta-feira, 26.

AGRICULTORES PARTICIPAM DE CADASTRAMENTO PARA O PLANO DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) está realizando o cadastramento dos agricultores que serão inseridos no Plano de Aquisição de Alimentos (PAA). Duzentos e oitenta e cinco agricultores já estão sendo recadastrados e 175 novas vagas estão abertas para cadastramento, somando, dessa forma, 460 agricultores cadastrados no Plano. Ao todo, 52 entidades serão beneficiadas pelo Plano, entre elas, Associações e Cooperativas. Após o processo de cadastramento, as propostas serão enviadas ao Conselho para aprovação. Posteriormente, serão inseridos no sistema SISPAA para agendamento de vendas dos alimentos.

ESPETÁCULO “AS MOCORONGAS” NA CASA DE CULTURA 

No domingo, 28, na Casa de Cultura, a Associação de Teatro e Atores de Santarém (ATAS), apresentará o espetáculo: As Mocorongas. O espetáculo é uma sátira da série que traz para o palco situações inusitadas fictícias de Santarém, falando das mulheres santarenas em diferentes bairros da cidade.

Haverá duas sessões. A primeira às 19h e a segunda às 21h Ingresso, no valor único de R$ 5. Indicação: 12 anos. O espetáculo é resultado das atividades da II oficina da ATAS para atores. Sugestão de entrevista: Mourrambert Flexa. (coordenador da ATAS) 9134-7444.

Fonte: CCOM/PMS 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço