Breaking News

Alcoa reforça parceria com Prefeitura de Juruti para implantação de política de resíduos sólidos

Conferência Municipal de Meio Ambiente
Empresa participou da Conferência Municipal de Meio Ambiente e destacou a importância do engajamento da população. Juruti teve a sua 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada nos últimos dias 18 e 19 de julho. A Alcoa foi parceira na realização do evento, que teve como tema central a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”. Os debates foram importantes para discutir os desafios da implantação desta política no município e, dessa forma, avançar no desenvolvimento sustentável da região Oeste do Pará.

A Conferência reuniu representantes do poder público, do setor empresarial e da sociedade civil. Durante o encontro, Grupos de Trabalho definiram temáticas estratégicas e traçaram as ações prioritárias para o município. Outra pauta em debate foi a implantação do Aterro Sanitário, de responsabilidade do poder público municipal, mas que conta com o apoio da Alcoa. O aterro é uma das obras da Agenda Positiva da Alcoa a ser realizada de acordo com o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, que está em fase final de elaboração.

A engenheira ambiental da Alcoa Juruti, Erika Pinheiro, falou em palestra sobre a importância do gerenciamento de resíduos sólidos. Para ela, a forma mais eficiente para Juruti se tornar uma das primeiras cidades do Oeste do Pará a ter um Aterro Sanitário em seu território é a união de todos os setores ligados às questões ambientais. “Reforçamos a importância da união de todos os atores da sociedade local para que este projeto siga o caminho certo. Buscamos mostrar a importância de Juruti ser beneficiado com um aterro sanitário, aliado à sensibilização e orientação da comunidade, que tem papel relevante no processo de gestão dos resíduos”, comentou.

As ações discutidas para implantação da Política de Resíduos Sólidos do município ainda deverão ser aprovadas em conferências estadual e nacional, no segundo semestre deste ano. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Amarildo Sousa, “é muito importante mostrarmos o potencial da administração municipal de Juruti em manter um trabalho de parceria com empresas privadas, sindicatos, associações e sociedade civil organizada. O objetivo é trazer, da melhor forma possível, proposta sustentável para Juruti”, finaliza.

Sobre a Alcoa

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço