Breaking News

Santarém e distrito alemão definem parceria

Prefeito de Santarém viajou para a Alemanha na semana passada. Em reunião de avaliação da visita da delegação de Santarém ao Distrito Reno-Sieg, Estado da Renânia do Norte, na Alemanha, realizada na última sexta-feira (20) na sede do Distrito, na cidade Siegburg, foram definidos os próximos passos da parceria municipal para o clima, programa financiado pelo Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento do governo alemão. O objetivo do programa é permitir que 50 municípios alemães firmem cooperações com municípios de países em desenvolvimento nos próximos dois anos. Os dois primeiros municípios brasileiros a entrarem na parceria são o Rio de Janeiro, parceiro da cidade de Colônia, e Santarém, parceiro do Distrito Reno-Sieg, composto por 19 municípios de pequeno e médio porte.

Após reuniões de avaliação e troca de experiências, enriquecidas com visitas a diversos empreendimentos públicos e privados no Distrito Reno-Sieg e na cidade de Bonn, foram priorizados os temas que comporão o Programa de ação que norteará a parceria: apoio a implantação da Política Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e elaboração de estudo de viabilidade e projeto técnico para a implantação de uma usina de compostagem, apoio a implantação do Plano Municipal de Mobilidade, apoio a elaboração e implementação do Plano Municipal para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, estudos e projetos visando a implantação de energia limpa e água potável em comunidades ribeirinhas, formulação de intercâmbio entre instituições de ensino superior, educação profissional e pesquisa e ações integradas de educação ambiental entre escolas da educação básica. Dentro da parceria, também, foi manifestado o interesse no intercâmbio econômico entre os dois entes públicos, visando compartilhar estratégias de desenvolvimento local e regional.

Para o prefeito Alexandre Von, a parceria entre Santarém e o Distrito Reno-Sieg será uma excelente oportunidade de troca de experiências no sentido de avançar na implantação de políticas públicas em benefício da população. “Com bons projetos, poderemos, também, nos habilitarmos a financiamentos junto a comunidade internacional”, observou Von.

O coordenador do Projeto Saúde & Alegria, Caetano Scannavino, avaliou positivamente a proposta defendida pela Prefeitura de Santarém para a construção de um Plano local voltado às questões climáticas. “Sobretudo por tratar-se de um desafio crescente, que em geral é abordado de forma global”, pondera Scannavino.

Dando continuidade à parceria, de 25 a 27 de setembro próximo, em La Paz – Bolívia, será realizado um encontro de avaliação do programa reunindo todos os municípios latino-americanos envolvidos e, em outubro, será a vez de Santarém receber a visita da delegação alemã composta de representantes administrativos e técnicos do Distrito Reno-Sieg.

A comitiva santarena participou de todas as atividades à convite do governo alemão, sem ônus para a Prefeitura.

Fonte: Ccom PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço